Início do conteúdo

Extensão

O Que é a Extensão no IFRS?

Segundo a Política de Extensão do IFRS, a Extensão é definida como um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho, com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando ao desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural sustentável, local e regional.
A Ação Extensionista no IFRS é entendida como a prática acadêmica que liga a instituição nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas das comunidades de alcance de suas unidades. Ela deve contribuir para a formação de um profissional cidadão e se torna um espaço privilegiado de produção e disseminação do conhecimento, priorizando a superação das desigualdades sociais.
À Extensão cabe o papel de reconhecimento das comunidades locais, auxiliando na identificação de seus problemas, dilemas e necessidades, construindo soluções junto com a comunidade e contribuindo para a democratização do conhecimento e para o desenvolvimento social e econômico nas regiões de abrangência dos campi do IFRS. […] A indissociabilidade das Ações de Extensão com as áreas do Ensino e da Pesquisa deve estender-se a todos os envolvidos – professores, técnicos administrativos, pessoas das comunidades, outras instituições de ensino e, principalmente, estudantes, extrapolando os limites da sala de aula, espaço tradicional de ensino-aprendizagem.
O estudante pode, dentro deste entendimento, ser alçado a protagonista de sua formação técnica necessária à atuação profissional e de sua formação cidadã, permitindo que se reconheça como agente de garantia de direitos e deveres e de transformação social. Dessa maneira, a participação do estudante em Ações de Extensão assim configuradas permitem o enriquecimento de sua experiência como discente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que abre espaço para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da institucionais.
A Extensão no IFRS, por meio de sua Política de Extensão, reitera o compromisso com sua ação transformadora e voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, propiciando o desenvolvimento social e regional de acordo com a missão, os valores e os princípios institucionais. Ao mesmo tempo em que possui a clareza do impacto e da modificação que estas ações provocam em suas práticas na busca da concretização de suas diretrizes, confirmando seu comprometimento em sua relação dialógica com a sociedade.

(Texto disponível na Cartilha de Extensão do IFRS (2019))

Última atualização em 26/06/2020

Fim do conteúdo