Início do conteúdo

O que é a Extensão?


A Extensão é definida como um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho, com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando ao desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural sustentável, local e regional.

A “Ação Extensionista“, no contexto do IFRS, é compreendida como a prática acadêmica que interliga a própria Instituição nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas das comunidades de abrangência de suas unidades, contribui para a formação de um profissional cidadão e se credencia junto à sociedade como espaço privilegiado de produção e difusão do conhecimento, priorizando a superação das desigualdades sociais.

À Extensão cabe o papel de reconhecimento das comunidades locais, auxiliando na identificação de seus problemas, dilemas e necessidades, construindo soluções junto com a comunidade e contribuindo para a democratização do conhecimento e para o desenvolvimento social e econômico nas regiões de abrangência dos campi do IFRS.

 

Tipos de Ações:

·         Programas: se constituem em um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, projetos…) de médio e longo prazos.

 

·         Projetos: são as ações de extensão formalizadas com objetivo específico e prazo determinado. O projeto pode ser: a) vinculado a um programa ou b) não vinculado a programa (projeto isolado);

 

·         Cursos: se constituem em ações que articulam ensino e extensão, planejados de maneira sistemática, seja para formação inicial ou continuada, visando a disseminação de conhecimentos para atender a comunidade externa e acadêmica.

 

·         Eventos: são ações de extensão de curta duração, sem caráter continuado, caracterizado por atividade específica, envolvendo a comunidade externa e interna.

 

·         Prestação Institucional de Serviços (PIS): se constitui em ação específica para a realização de atividades pedagógicas e científicas oferecidas pela instituição ou contratada por terceiros. Pode envolver atividades de consultoria, assessoria, laudos técnicos, análises laboratoriais e outras ações específicas que venham a utilizar a infraestrutura física e/ou recursos humanos de algum campus do IFRS.

 

A Prestação Institucional de Serviços no âmbito do IFRS – Campus Feliz é operacionalizada pela Coordenadoria de Extensão.

 

Documentos Norteadores

Fluxos e Formulários

 

 

Última atualização em 14/06/2023

Fim do conteúdo