Jogar xadrez pode auxiliar na concentração e na análise de situações

Estudantes jogando xadrez.

Os jogos de tabuleiro são excelentes para a concentração, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais. Um desses jogos, que ganhou ainda mais popularidade nos últimos anos com séries e filmes, é o xadrez.

Jogar xadrez não é apenas um passatempo. O xadrez pode proporcionar benefícios para o jogador, auxiliando na concentração e na análise de situações e, consequentemente, na tomada de decisões, explica o enxadrista Augusto Horiguti, professor do Campus Farroupilha do IFRS.

Vários campi do IFRS possuem projetos para os interessados em aprender e em praticar o jogo. Podem participar estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa, de forma gratuita (confira abaixo a relação dos campi e os contatos).

Pessoas de qualquer idade podem se beneficiar com o jogo

Você sabia que existem mais de 160 quatrilhões de maneiras de jogar apenas os dez primeiros lances? O esporte, de origem asiática e que é considerado um dos mais antigos dos últimos tempos, utiliza um tabuleiro e 32 peças, que se movem com o objetivo de eliminar o rei adversário.

Não há uma idade limite para começar a jogar xadrez, e o aprendizado pode iniciar ainda na primeira infância. É possível permitir que crianças tenham contato com as peças e o tabuleiro desde cedo, e um adulto poderá ensinar as regras conforme o interesse do pequeno. E mesmo pessoas com idades mais avançadas podem ter benefícios na aprendizagem do jogo.

Há várias formas diferentes para aprender e o interessado deve encontrar a sua preferida: buscar um curso, ter instrução com um professor ou até aprender sozinho em livros ou por vídeos. “Costuma-se dizer que é possível aprender as principais regras de xadrez em algumas horas, porém a pessoa terá a vida inteira para evoluir”, comenta Horiguti. O tempo dedicado à teoria e à prática vai determinar o nível do jogador, além disso, é necessário disciplina e resiliência, como completa a professora Heloísa Santini, do Campus Caxias do Sul.

Confira o conteúdo em áudio IFRS Fica a Dica – Xadrez

Jogos do IFRS terão o xadrez como uma das modalidades

O xadrez é uma das modalidades dos Jogos do IFRS e a competição deste ano de 2022 está com inscrições abertas até sexta-feira, dia 1º de julho de 2022, podendo ser realizada pelos professores responsáveis pela modalidade nos campi (para saber mais, leia o texto Jogos do IFRS terão a sétima edição, começando pelas competições de xadrez). No foto em destaque, disputa de xadrez dos Jogos do IFRS de 2019.

O xadrez no IFRS

Conheça os campi que realizam projetos ligados ao jogo:

• Campus Alvorada – Clube de Xadrez – em parceria com a ONG Embrião de Alvorada/RS. As atividades são presenciais. Contato [email protected]
  • Campus Caxias do Sul- Xadrez Educando Saberes – atividades presenciais. Contato pelo e-mail [email protected]
  • Campus Farroupilha – Xadrez Educando Saberes – atividades presenciais. Contato pelo e-mail [email protected]
  • Campus Erechim – Clube de Xadrez – Oficina de Xadrez para iniciantes
  • Campus Rio Grande – Projeto de Extensão Xadrez no IFRS – tem atividades presenciais aos sábados. Interessados podem fazer contato pelo e-mail [email protected]