Instituições públicas criam rede para combater a desinformação em saúde

No dia 8 de abril de 2022, das 13h30 às 15h30, nove instituições públicas sediadas no Rio Grande do Sul assinarão termo de cooperação para criar a Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma delas, juntamente com três unidades do Ministério Público brasileiro, quatro universidades federais e o Instituto Federal Farroupilha. A Rede vai realizar ações para enfrentar o fenômeno da desinformação em saúde e seus impactos sobre os direitos dos cidadãos.

Além da assinatura e das manifestações dos representantes institucionais, o webinar “Como enfrentar a desinformação em Saúde? Construindo soluções em rede” reunirá duas pesquisadoras na área de Comunicação – Raquel Recuero (UFPel) e Thaiane Moreira de Oliveira (UFF) – para uma análise do quadro atual e das perspectivas de ação por parte das instituições, dos profissionais da ciência e da comunicação e dos cidadãos.

O evento ocorre após oito meses de trabalho realizado por essas e outras instituições, ao longo dos quais foi acompanhado o fenômeno da desinformação relacionada à pandemia de Covid-19. A partir de uma iniciativa do Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na 4ª Região, órgão do Ministério Público Federal, foram realizadas experiências de letramento digital e um curso sobre desinformação, voltados para o público interno das instituições. O amadurecimento dessa experiência resultou na decisão de criação da Rede, para contribuir para a reflexão, o debate e a ação das instituições para além de seus muros.

Para o procurador regional da República Paulo Gilberto Cogo Leivas, autor do Procedimento de Coordenação nº 1.04.000.000110/2021-18, que deu início a todo o processo, a desinformação é um dos grandes desafios de saúde pública a serem enfrentados no século XXI. “A rede está sendo construída por um conjunto de instituições a partir do entendimento de que a desinformação em saúde é um problema que deve ser enfrentado de modo cooperativo e coordenado”, explica.

Saiba quais são as instituições signatárias:

• Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR)
  • Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS)
  • Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (MPF – PR/RS)
  • Procuradoria Regional da República na 4ª Região (MPF – PRR4)
  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Universidade Federal do Rio Grande (Furg)

Evento:

Criação da Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde

Data: 8 de abril
Horário: 13h30 – 15h30
Local: Canal do MPF no YouTube

Programação:

Das 13h30 às 14h15
APRESENTAÇÃO DA REDE & ASSINATURA DO TERMO DE COOPERAÇÃO

PAULO GILBERTO COGO LEIVAS (MPF – PRR4)
Procurador Regional da República na 4ª Região, membro do Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na 4ª Região e titular do procedimento de coordenação que resultou na criação da Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde.

REPRESENTANTES DAS INSTITUIÇÕES SIGNATÁRIAS

Das 14h15 às 15h30
WEBINAR COMO ENFRENTAR A DESINFORMAÇÃO EM SAÚDE? CONSTRUINDO SOLUÇÕES EM REDE

RAQUEL RECUERO (UFPEL)
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). É coordenadora do Laboratório de pesquisa MIDIARS (Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais). Professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autora do estudo “Desinformação, Mídia Social e Covid-19 no Brasil – Relatório, resultados e estratégias de combate“.

THAIANE MOREIRA DE OLIVEIRA (UFF)
Doutora em Comunicação Social e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Superintendente de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (CiteLab), incubadora da Rede Conecta, rede de pesquisa e ação coordenada de Inteligência Artificial e Letramento Midiático voltada para o combate à desinformação.

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal na 4ª Região