Inscrições para o Processo Seletivo de Estudantes 2019/2 vão até 8 de maio

Estão abertas até 8 de maio as inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso de Estudantes 2019/2 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os documentos que fornecem informações, orientações e conteúdos programáticos das provas (chamados de editais) deste processo de seleção podem ser acessados no site de ingresso. São ofertadas mais de 1.400 vagas em cursos técnicos de nível médio (concomitantes e subsequente), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de graduação para ingresso no segundo semestre de 2019 em nove campi do IFRS:  Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão. Todos os cursos são gratuitos.

Os editais e todas as novidades podem ser acompanhadas pelo  site de ingresso.

Cursos concomitantes ao Ensino Médio – Edital nº 17/2019

Cursos subsequentes ao Ensino Médio – Edital nº 18/2019

Cursos superiores – Edital nº 19/2019

Cursos de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) – Edital nº 20/2019

Sobre as inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo vão até 8 de maio de 2019, pelo site de ingresso. Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim. Os endereços dos campi constam da lista abaixo.

Todos os cursos do instituto são gratuitos, e para ingressar é preciso participar de um processo de seleção (veja abaixo como funciona). O Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação. A exceção é a seleção para ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não tem taxa de inscrição.

Os candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, também devem realizar a inscrição até 8 de maio.

As provas serão aplicadas em 2 de junho de  2019.

Como funciona a seleção:

Cursos concomitantes ao Ensino Médio

Os cursos concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam complementar a formação.

Neste processo de seleção, os dois cursos concomitantes ao Ensino Médio ofertados pelo IFRS terão seleção por sorteio público. O candidato deve fazer a inscrição no período determinado (18/4 a 8/5/2019), por meio do site de ingresso do IFRS.

Cursos concomitantes ao Ensino Médio – Edital nº 17/2019

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio

Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual). No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

Cursos subsequentes ao Ensino Médio – Edital nº 18/2019

Cursos superiores

Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia).

Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. Vale lembrar que o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Cursos superiores – Edital nº 19/2019

Curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA

Para participar da seleção de ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA não é cobrada taxa de inscrição e não será necessário fazer prova, mas será necessário realizar a inscrição, entregar uma documentação e assistir a uma palestra.

Cursos de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) – Edital nº 20/2019

É de responsabilidade dos candidatos a leitura atenta dos editais e seus anexos.Informações no site de ingresso do IFRS.

Como se preparar para o Processo Seletivo 2019/2

O simulado a distância (EaD) Pré-IFRS foi pensado para preparar os candidatos interessados em ingressar nos Processos Seletivos do #mundoIFRS. Para mais informações acesse: www.ifrs.edu.br/ensino/ead/pre-ifrs/

Datas importantes do Processo Seletivo 2019/2

Até  08/05/19 Período de Inscrições