IFRS tem três propostas aprovadas em Edital de Residência Profissional Agrícola

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) teve três propostas aprovadas no Edital de Chamamento Público do AgroResidência – Programa de Residência Profissional Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foram cinco propostas contempladas no Rio Grande do Sul, sendo três do IFRS: duas do Campus Bento Gonçalves e uma do Campus Sertão. No total, foram recebidas 454 propostas de 90 instituições de ensino, sendo 75 selecionadas.

Conheça abaixo os projetos contemplados:

Campus Bento Gonçalves – projeto “Agentes de Transferência Tecnológica: Da teoria à prática na racionalização do uso de insumos nas propriedades rurais”, do professor Otávio Dias da Costa Machado, e “Programa de Residência Profissional Agrícola CTA IFRS-BG”, da professora Luiza Pieta. Saiba mais

Campus Sertão: – projeto “Residência Profissional Agrícola: Profissionais capacitados para produção”, da professora Raquel Breitenbach. Saiba mais

Sobre o AgroResidência

A Residência Profissional Agrícola caracteriza-se pela inserção dos residentes das áreas de ciências agrárias e afins no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional.

Além de proporcionar a qualificação dos residentes, o Programa visa aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira, contribuindo para a formação de profissionais capazes de dar respostas às demandas colocadas pelos diferentes segmentos do setor produtivo agrícola. Por outro lado, propicia aos produtores rurais assistência na produção e na comercialização, visando à melhoria da qualidade dos produtos, a redução de custos e a maximização de lucros na agricultura, na pecuária e no abastecimento.

Para ser residente pelo AgroResidência é preciso ter entre 15 e 29 anos, ser aluno ou recém-egresso de cursos nas áreas de ciências agrárias e afins, de nível médio ou superior. Os estudantes deverão ter cursado todas as disciplinas do curso e os egressos deverão estar formados há, no máximo, 12 meses. O valor da bolsa para residentes de nível médio/técnico será de R$ 900,00 e de ensino superior R$ 1.200,00

Para mais informações acesse as matérias nos sites dos campi Bento Gonçalves e Sertão e  o Manual do Programa Residência Profissional Agrícola