Campus é contemplado no edital do AgroResidência

O projeto de autoria da professora Raquel BreitenbachResidência Profissional Agrícola: Profissionais capacitados para produçãofoi um dos 05 selecionados do estado no Edital de Chamamento Público do AgroResidência – Programa de Residência Profissional Agrícola.

Com o objetivo de qualificar estudantes e recém-egressos de cursos de nível médio e superior de ciências agrária do IFRS – Campus Sertão, com ênfase para a solução de problemas de gestão e sucessão rural, a proposta contemplada visa em especial:

• aproximar a realidade acadêmica vivenciada na instituição com a realidade e experiências das Unidades de Produção Agropecuárias (UPAs) regionais, unindo teoria e prática, promovendo intercâmbio de conhecimento e tecnologias, cooperando reciprocamente para o crescimento do agronegócio;
  • propiciar aos produtores rurais da região do Campus assistência técnica docente e discente na produção, comercialização e gestão de suas atividades produtivas, buscando melhorar os processos de tomada de decisão, qualidade dos produtos, redução de custos e maximização de lucros nas UPAs de pequeno, médio e grande porte; e
  • oportunizar que estudantes e egressos tenham contato com o ambiente real de trabalho, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional, possibilitando a inserção dos jovens recém-formados no mercado de trabalho do agronegócio.

Serão beneficiários do programa jovens, entre 15 e 29 anos de idade, estudantes ou recém-egressos de cursos de nível médio ou superior de ciências agrárias e afins. Os estudantes deverão ter cursado todas as disciplinas do curso e os egressos deverão ter concluído o curso há, no máximo, 12 (doze) meses. O valor da bolsa para residentes de nível médio/técnico será de R$ 900,00 e de ensino superior R$ 1.200,00. Em breve serão divulgadas informações quanto à seleção dos bolsistas para o projeto do Campus. Serão 10 residentes/bolsistas por ano, sendo 08 do ensino superior e 02 do técnico.

Sobre o Programa de Residência Profissional Agrícola: Programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o AgroResidência foi instituído com o objetivo de apoiar a formação de profissionais com as competências necessárias para plena atuação nas áreas de ciências agrárias e áreas correlatas, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado.  Além de qualificar profissionais, o programa busca desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade ética, por meio do exercício de atividades profissionais, direcionando-os para uma vida cidadã e para o trabalho. O primeiro Edital de Chamamento Público do AgroResidência, aberto para recebimento de propostas entre o dia 29 de junho e 17 de agosto, recebeu um total de 454 propostas de projetos, enviadas por 90 Instituições de Ensino de 25 estados e do Distrito Federal.  Saiba mais AQUI.