IFRS participa do Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) teve três trabalhos apresentados no 2º Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática no Rio de Janeiro, realizado de 3 a 5 de dezembro de 2018. Participaram estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Osório, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), acompanhados da professora Fabiana Gerusa Leindeker da Silva, coordenadora do projeto no campus. O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos da Gramática da Linguagem Matemática (Mategramática), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O grupo apresentou os trabalhos: Teatro e a Educação Matemática: Uma Análise da Construção do Conhecimento de Frações; Oficina: Propostas para a Resolução de Problemas Envolvendo Funções por meio da Interpretação de Gráficos; O Ensino de Matemática por meio da Linguagem Teatral.

Sobre o Pibid

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos no IFRS em parceria com as redes de ensino.

Atualmente, o Pibid/IFRS conta com 124 estudantes contemplados com bolsa de iniciação à docência nos seguintes cursos de licenciatura e campi: Matemática (Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá e Osório), Ciências Biológicas (Vacaria), Ciências da Natureza-Biologia e Química (Porto Alegre), Letras (Feliz e Restinga), Física (Bento Gonçalves) e Pedagogia (Bento Gonçalves).