IFRS participa da Conferência Women Deliver 2019 no Canadá

Conferência Women Deliver 2019

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) esteve representado pela estudante Maria Eduarda Silveria, do curso Técnico em Automação Industrial, e pela professora Lucía Silveira Alda, ambas do Campus Rio Grande, na Conferência Women Deliver 2019, ocorrida entre os dias 3 e 6 de junho de 2019, em Vancouver, Canadá. Elas foram selecionadas entre mais de seis mil estudantes devido aos projetos executados no campus por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs).

Considerado a maior conferência mundial sobre igualdade de gênero e saúde, direitos e bem-estar de meninas e mulheres no século XXI, o evento reuniu mais de 8 mil representantes de diferentes lugares do mundo.  Ao longo dos quatro dias, houve debates e reflexões, além do comprometimento dos participantes em trabalharem pela equidade de gênero e igualdade de direitos de meninas e mulheres em nível global.

Conferência Women Deliver 2019Com o tema central “Poder, progresso e mudança”, a conferência deste ano concentrou-se no poder e em como ele pode impulsionar ou dificultar o progresso e a mudança. “Examinou-se o funcionamento do poder em três níveis: o poder individual, o poder estrutural e o poder dos movimentos”, relata a professora Lucía.

A estudante Eduarda Silveira comenta que ao participar da maior conferência em gênero no mundo e ser umas das poucas brasileiras no evento, reflete a importância de abordar essas questões no país: “participar da conferência Women Deliver foi uma experiência enriquecedora, tanto no nível profissional quanto no nível pessoal. Lá, eu tive a oportunidade de ouvir vozes de diversas partes do mundo, incluindo figuras governamentais que se posicionam para os direitos e bem-estar de meninas e mulheres. Essa experiência me mostrou o quanto ainda existem questões a serem debatidas e o poder da nossa voz para mudanças coletivas”.

Lucía e Eduarda destacam que um dos momentos mais emocionantes do evento foi encontrar o nome do IFRS no painel do saguão principal, em referência ao evento satélite que será realizado no Campus Rio Grande do IFRS em parceria com o Nepgs em outubro. Esse encontro consistirá em um cine-debate acerca de um documentário que teve trechos filmados durante a conferência, com depoimentos de lideranças na área de gênero.

Também participaram do evento líderes mundiais como: o primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, o co-fundador do Malala Fund, Ziauddin Yousafzai, a co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Melinda Gates, e a diretora executiva da Organização das Nações Unidas Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka.