IFRS oferta cursos de Produção Alimentícia na modalidade de Educação a Distância

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para dez cursos de curta duração, totalmente gratuitos, na área de Produção Alimentícia. As aulas são abertas a todos os interessados (não é necessário ser estudante do IFRS) e ocorrem em ambiente virtual. Não há encontros presenciais ou com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso quando tiver disponibilidade. Ao término, é concedido certificado para os aprovados.

Os interessados podem se inscrever até 30 de junho. A partir da inscrição, já podem iniciar o curso, que deve ser concluído até dia 31 de julho de 2021. Mais informações de como funcionam as aulas no site ead.ifrs.edu.br. As cargas horárias variam de 20 a 50 horas. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente.

Conheça os cursos de Produção Alimentícia ofertados pelo IFRS:

•  Alimentação Saudável e Sustentável na Escola

Alimentação Saudável; Desmistificando a Alimentação Saudável; Da Desnutrição à Obesidade; Alimentos Industrializados e Alimentos Naturais; Conquistas de uma Alimentação Saudável; Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); Experiências de Sucesso na Gestão do PNAE.

Carga horária: 30 horas.

Público-alvo: merendeiras, cozinheiras, auxiliares de cozinha e nutricionistas atuantes em escolas.

• Análise Sensorial

Análise sensorial; Sentidos; Qualidade e métodos de avaliação sensorial; Condições para Análise Sensorial; Química e aromas.

Carga-horária: 30 horas.

Público-alvo: estudantes da área de Enologia e interessados no assunto .

• Bebidas: conceitos e tipos

Conteúdo: Conhecendo o mundo das bebidas; Bebidas alcoólicas x bebidas não alcoólicas; Cafés e refrigerantes; Bebidas fermentadas I – cerveja; Bebidas fermentadas II – vinhos; Bebidas destiladas.

Carga-horária: 30 horas.

Público-alvo: estudantes da área de alimentos.

• Boas Práticas de Manipulação de Alimentos no Setor de Serviços Durante a Pandemia de Covid-19

Conteúdo: Alimentos e Covid-19 – Introdução ao contexto; Serviços de alimentação; Boas Práticas e a Covid-19; Uso de EPIs – luvas e máscaras; Serviços de alimentação com atendimento direto ao cliente.

Carga-horária: 30 horas.

Público-alvo: estudantes e profissionais da área de Alimentos e Bebidas.

• Confeitaria

Conteúdo: História da confeitaria; Equipamentos, utensílios e insumos para confeitaria; Merengues e massas merengadas; Cremes; Glacês, cobertura e acabamentos.

Carga-horária: 20 horas.

Público-alvo: estudantes de gastronomia e de alimentos.

• Gastronomia: eventos

Conteúdo: Gastronomia em Eventos; Montando Cardápios; Harmonização e Decoração; Planejamento.

Carga-horária: 25 horas.

• Gastronomia: história

Conteúdo: A história da gastronomia; Gastronomia no Brasil; Gastronomia Regional.

Carga-horária: 20 horas.

• Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos

Conteúdo: O que é alimento seguro; Boas Práticas de Fabricação (BPF): fontes de contaminação, princípios e requisitos para implantação; Controle integrado de pragas e elaboração do manual de boas práticas de fabricação (BPF); O sistema APPCC na indústria de alimentos; Inspeção e vigilância sanitária e padrões de alimentos.

Carga-horária: 50 horas.

• Legislação de Alimentos

Conteúdo: Legislação Brasileira de Alimentos; Registro e Inspeção; Legislação de Rótulos.

Carga-horária: 30 horas.

Público-alvo: estudantes e profissionais da área de alimentos.

•  Panificação

Conteúdo: Trigo e farinha de trigo; Fermento e ingredientes na panificação; Etapas do processamento do pão; Equipamentos de panificação.

Público-alvo: estudantes de gastronomia, hospitalidade, turismo e lazer.

▶️ Existem outros cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) com inscrições abertas. As cargas-horárias vão de 4 a 90 horas. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente.

Sobre as inscrições

As inscrições para os cursos EaD do IFRS são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos mínimos para se inscrever.

Sobre o certificado

O certificado é emitido digitalmente pelo próprio estudante quando aprovado no curso.

Saiba mais:

Todas as opções e mais informações estão disponíveis no ambiente virtual Moodle.

Ao todo, são 150 cursos oferecidos na plataforma do IFRS, nas áreas de: Ambiente e Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Educação; Educação a Distância; Gestão e Negócios; Idiomas, Língua e Literatura; Informática; Pré-IFRS: Preparatório para as Provas de Ingresso no IFRS; Produção Alimentícia; Recursos Naturais; Turismo e Hospitalidade. Novos estudantes podem se inscrever nos cursos até 30 de junho de 2021. As inscrições e o ambiente dos cursos online estão em: moodle.ifrs.edu.br.