IFRS forma mais de 30 alunos de EJA em cursos de qualificação profissional

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) formou mais duas turmas, vinculadas ao programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dos cursos de Assistente de Secretaria Escolar e Recepcionista em Serviço de Saúde. As aulas foram ofertadas gratuitamente no Campus Porto Alegre, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A formatura ocorreu na sexta-feira, 7 de julho de 2023.

Essa iniciativa contemplou estudantes da EJA de cinco escolas da rede estadual de ensino da capital, na qual 14 estudantes concluíram o curso de Assistente de Secretaria Escolar e 18 o de Recepcionista em Serviços de Saúde.

No segundo semestre, serão ofertados os mesmos cursos no Campus Porto Alegre e de Horticultor Orgânico na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, pelo Campus Bento Gonçalves, em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Sobre o programa EJA/EPT

Dentre os princípios do programa estão a possibilidade de  integrar a formação básica e a profissional na perspectiva de uma aprendizagem ao longo da vida, de formação integral do estudante de forma a propiciar a melhoria de suas condições de vida e de trabalho.

O Programa EJA integrado à EPT terá a segunda edição no IFRS no próximo ano. A expectativa é matricular em 2024, mais de 600 estudantes da Educação de Jovens e Adultos de escolas parceiras das redes estadual e municipal de ensino em cursos de qualificação profissional. Também deve ser ofertado um curso de formação continuada em EJA para profissionais da educação destas redes de ensino.