Início do conteúdo

IFRS entrega troféu do 2º Prêmio Conif de Jornalismo para Guilherme Justino, da GaúchaZH


Com um agradecimento pela parceria da imprensa em divulgar boas iniciativas da educação pública, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, entregou o troféu e o certificado de vencedor da categoria “Impresso” do 2º Prêmio Conif de Jornalismo para o repórter Guilherme Jancowski de Avila Justino, de GaúchaZH. A entrega ocorreu no final da manhã desta segunda-feira, 9 de março de 2020, na redação do veículo de comunicação, em Porto Alegre. Também estavam presentes os jornalistas Nilson Vargas, gerente executivo de Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro; e Rosângela Monteiro, editora de Educação da GaúchaZH; e a professora Tânia Bertholdo, do Campus Farroupilha.

Guilherme venceu o prêmio com a reportagem “Educação que inspira“, da série “RS que Inspira”. O texto fala sobre projeto desenvolvido pelo IFRS que promove atividades práticas de engenharia e computação para uma turma de meninas de escolas públicas da Serra gaúcha, aproximando as estudantes das ciências exatas. A iniciativa é coordenada pela professora Tânia.

Durante a entrega do prêmio, o reitor Júlio elogiou a matéria vencedora e a série “RS que Inspira”, destacando a importância de a comunidade conhecer as boas ações desenvolvidas pelas instituições de ensino públicas. O reitor lembrou que o IFRS foi tema de três reportagens divulgadas pela série em 2019, noticiando também as conquistas da equipe de eficiência energética do Campus Erechim, Drop Team, e falando sobre a trajetória da professora Flávia Twardovski, do Campus Osório, multipremiada em eventos científicos (leia mais). Por fim, Júlio adiantou que espera novas participações dos jornalistas gaúchos na terceira edição do Prêmio Conif de Jornalismo, a ser realizada neste ano. O Rio Grande do Sul foi o estado com o maior número de submissões na segunda edição da premiação.

Saiba também

> O Prêmio Conif tem o objetivo de incentivar a produção de conteúdo com temas que envolvam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Na segunda edição, premiou os vencedores de cinco categorias com um reconhecimento em dinheiro, um certificado e o troféu. Os vencedores foram divulgados no dia 18 de fevereiro de 2020, em Brasília, durante reunião do Pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

> Na primeira edição do Prêmio, em 2018, o IFRS também foi pauta de uma matéria vencedora: a reportagem “Abelhas do Bem”, do jornalista Felipe Machado, da Rádio Difusora 890, venceu a categoria Rádio da premiação. A matéria abordou o projeto de mesmo nome desenvolvido no Campus Bento Gonçalves do IFRS (leia mais).

Na foto (esq. para dir.): Nilson Vargas, Guilherme Justino, Rosângela Monteiro, Júlio Xandro Heck e Tânia Bertholdo

 

Leia também:

Reportagem sobre projeto do IFRS vence Prêmio Conif de Jornalismo

 

 

Fim do conteúdo