IFRS embarca para Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2018

Com duas equipes, o IFRS participa da Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2018 em Fortaleza – CE. O evento ocorre de 16 a 21 de outubro e vai contar com mais de mil competidores de IFs de todo Brasil.

O IFRS representa a região sul com equipes no futsal e no vôlei de praia masculinos. A classificação para etapa nacional foi conquistada nos jogos regionais, que ocorreram em agosto deste ano (saiba mais aqui e aqui).

Treinos

A delegação do IFRS é composta por alunos dos campi de Ibirubá, de Caxias do Sul, de Bento Gonçalves, no futsal. Já o vôlei de praia, está representado pela dupla do Campus Rio Grande, Viktor Alves e Igor Flores, alunos do Téc. em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, treinados pela professora Luiza Azevedo Lopez.

De acordo com Helder de Quadros, treinador da equipe de futsal, a rotina de treinos tem sido intensa, com preparação física e tática manhã e tarde:  “cansaço é grande e a rotina de treinos é pesada desde a final da etapa sul brasileira, mas nada que tire a euforia dos atletas.”

A delegação chega em Fortaleza na tarde do dia 16, para a abertura do evento que ocorre à noite. No dia seguinte, começam as disputas. Na primeira fase, a equipe do futsal do IFRS está na Chave A e enfrenta o time do IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul), que representa o centro-oeste, e o IFCA (Instituto Federal do Acre), que representa o norte. Na Chave B, estão os times do IFF (Instituto Federal Fluminense), IFPI (Instituto Federal do Piauí) e IFCE (Instituto Federal do Ceará). O primeiro jogo é contra o IFMS, na quinta-feira, às 17h. A final está prevista para domingo, 21, às 10h.

O aluno Arthur Hemann, do terceiro ano do curso Técnico em Mecânica Integrado do Campus Ibirubá, jogador da equipe do IFRS de futsal, destaca que a primeira fase foi a mais difícil, mas que desde o início o objetivo era chegar na etapa nacional. Sobre a expectativa para essa fase, ele declara: “Ainda não caiu a ficha, acho que só vai cair quando chegarmos lá. Vai ser difícil, vamos ter que lutar por isso, o primeiro objetivo já foi conquistado, de estar no nacional, agora vamos ao segundo que é conquistar o bicampeonato”. No ano passado, a equipe do IFRS foi vencedora da etapa nacional na modalidade futsal.

Igor, da dupla de vôlei destaca que desde a classificação, em agosto, a equipe participou de campeonatos para desenvolver o entrosamento em quadra: “Os treinos foram bem articulados”.  A dupla de vôlei de praia entra em quadra na quarta-feira, contra o IFTO (IF Tocantins).