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IFRS é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica
Concentrados nos cálculos, interpretações, construções de códigos, análise de impactos entre outras temas, estudantes dos campi Caxias do Sul e Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) se destacaram na Olimpíada Brasileira de Robótica. Após duas fases de provas teóricas, o resultado: IFRS é medalhista!
O ouro foi para Lucas Maio Bittencourt, Mateus Nishimura Fonseca e João Victor Mello Ferrari do Amaral, estudantes do curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio do Campus Rio Grande. A prata foi para: Murilo Rodrigues da Costa, Amanda Jorge Mendes e Marina Zanotta Rocha, também do mesmo curso. O discente Alisson Nunes Bonatto, do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio do Campus Caxias do Sul, também conquistou a prata.
O resultado foi divulgado às equipes nesta semana, e a prova da Fase 2 da olimpíada ocorreu em agosto, no município de Rio Grande. Além de medalhas, os alunos recebem certificado de Mérito Estadual, conferido aos 10% melhores do seu Estado.
Robótica em grupo
O projeto de pesquisa ASiMov – Automação, Sistemas e Movimento do Campus Rio Grande proporciona a experiência na área da robótica a 23 estudantes. Além das fases teóricas da OBR, o grupo participou da Modalidade Prática, que ocorreu na Unisinos. “Nosso grupo acabou não se classificando, mas os robôs chamaram muita atenção dos avaliadores, pois nossos protótipos foram todos construídos por nós com sucata, material de impressora 3D. Fizemos os circuitos e instalamos nós mesmos os componentes elétricos… tudo do zero, diferentemente dos outros competidores, que foram com Lego ou outros robôs já prontos”, comenta o professor Carlos Rodrigues Rocha, coordenador do projeto. Ele acrescenta que o mais importante, além de ter sido a primeira vez na olimpíada, foi a mobilização e a empolgação dos estudantes e a experiência.
Além de promover a ação no campus, o projeto ASiMov proporciona oficinas de robótica a diversos alunos de 6º a 9º ano de uma escola estadual da cidade, que também puderam participar da fase teórica da OBR.
A olimpíada
A OBR é uma olimpíada científica brasileira que estimula a ciência e a tecnologia para discentes da educação básica, por meio da robótica. A atividade também objetiva inserção de estudantes nas áreas exatas, como engenharias e matemática. A olimpíada é promovida por um grupo de professores de diversas instituições de ensino públicas e privadas, e com o apoio do CNPq.