IFRS divulga orientações sobre uso de máscara em suas unidades

Ilustração de uma máscara com a frase: Saiba mais sobre o uso de máscara.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) reforça que o uso de máscara continua sendo obrigatório em ambientes fechados de todas as suas unidades. Isso inclui salas de aula, salas de trabalho, corredores, elevadores, salas de reuniões, laboratórios, bibliotecas e outros. Uma orientação nesse sentido foi emitida nesta segunda-feira, 21 de março de 2022, pelo Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 às Comissões Locais (de cada unidade do IFRS).

No entanto, a necessidade de utilização desse equipamento de proteção em espaços abertos (ao ar livre), como pátios e estacionamentos externos, passará por uma avaliação, em cada unidade, pelas Comissões Locais para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19. A informação será então divulgada à comunidade acadêmica. Enquanto não há essa definição local, segue valendo a obrigatoriedade.

A definição do Comitê Central considera o Decreto  Nº 56.422/22, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que  tornou facultativo o uso de máscara em vias e espaços públicos ou privados ao ar livre.

O IFRS reforça ainda a necessidade de manutenção das demais medidas de prevenção da Covid-19: estar com o esquema vacinal completo e em dia (incluindo as doses de reforço disponíveis conforme a idade ou situação de cada pessoa), higienizar as mãos com frequência, deixar ambientes com ventilação natural e manter os distanciamentos físicos possíveis entre as pessoas, evitando aglomerações.

>> Saiba mais:

• Se no meu município não é mais obrigatório o uso de máscara em ambientes fechados, por que ainda é no IFRS?

O IFRS é uma autarquia federal e tem autonomia para algumas decisões. As definições sobre os protocolos de prevenção da Covid-19 no IFRS são tomadas pelo Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 e pelas Comissões Locais a partir da análise de indicadores da pandemia e das orientações de profissionais e órgãos de saúde. Sobre o uso de máscara em ambientes fechados, o Comitê Central do IFRS informou que aguarda maior segurança e um posicionamento do Comitê Científico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a tomada de decisões a respeito.

• Nos espaços de circulação das unidades do IFRS, como corredores, é preciso usar máscara?

Nos espaços internos (que não são ao ar livre), o uso da máscara segue obrigatório em todas as unidades, tanto nas salas quanto nos corredores, banheiros, laboratórios, elevadores, escadas, estacionamentos fechados etc.

• Não tenho certeza se nos ambientes ao ar livre do meu campus é obrigatório o uso de máscara. O que devo fazer?

O uso da máscara em locais ao ar livre do IFRS segue sendo obrigatório até definição diferente da Comissão Local de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19. Essa definição será divulgada para a comunidade acadêmica local. Então, se você ainda não recebeu a informação, deve continuar utilizando a máscara mesmo nos locais ao ar livre do seu campus. Se quiser contatar a Comissão da sua unidade, poderá enviar um e-mail para o endereço divulgado no site do IFRS.

• Nos ginásios de esportes, é preciso usar máscara?

Sim. Ginásios são ambientes internos (fechados) e o uso de máscara segue obrigatório tanto na prática de esportes quanto para circulação ou permanência.

• Nas quadras esportivas cobertas, é preciso usar máscara?

As quadras cobertas e sem paredes são ambientes abertos, então o uso de máscara é obrigatório ou não conforme definição da Comissão Local de cada unidade. Mas lembre-se: enquanto não for divulgada a orientação nesse sentido na sua unidade, o uso segue sendo obrigatório em todos os espaços do IFRS.

• O IFRS seguirá fornecendo máscaras para estudantes e servidores que necessitem?

Sim. Caso o estudante ou servidor precise de máscara, deve fazer contato com a Comissão Local de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19 por e-mail ou procurar a recepção da unidade para solicitar.

• Estou com outra dúvida, como posso esclarecer?

Faça contato com o Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 no IFRS ([email protected]) ou com a Comissão Local de sua unidade (acesse aqui o e-mail das comissões locais).

📍 Faça a sua parte: E vale reforçar que as demais medidas de prevenção da Covid-19 são fundamentais. Por isso, esteja com o esquema vacinal completo e em dia (incluindo as doses de reforço disponíveis conforme a idade ou situação de cada pessoa), higienize as mãos com frequência, deixe ambientes com ventilação natural e mantenha o distanciamento físico possível entre as pessoas, evitando aglomerações.