I Encontro de Estudantes do IFRS ocorre nos dias 25 e 26 de agosto

Com o tema “Resistir para Existir”, ocorre nos dias 25 e 26 de agosto, no IFRS – Campus Restinga, o I Encontro de Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O evento tem como objetivo principal o debate sobre as estruturas da instituição, apontamento de novos rumos para o ensino técnico e para rede federal de ensino.

Durante as atividades, que estão sendo organizadas por diversas agremiações do IFRS, será discutida a abertura do Conselho de Estudantes do IFRS – Professor Osvaldo Casares Pinto a fim de unificar e dar voz aos estudantes.

Acompanhe a programação

Sábado – 25/08

13h – Credenciamento

14h – Mesa de abertura

14h30min – Grupos de Trabalhos (GTs)

GT1: Conquistar direitos e afrontar o preconceito: o papel da juventude na luta contra o racismo, machismos e LGBTfobia.

GT2: Educação não é mercadoria: estudantes na luta por um ensino público, gratuito e de qualidade.

GT3: Assistência estudantil: pela possibilidade de acesso e garantia de permanência.

GT4: O acesso à cultura no IFRS: mudar a realidade para transformar a sociedade.

GT5: A contribuição do Ensino Técnico para a soberania nacional.

16h30min – Intervalo

17h – Grupos de Trabalhos (GTs)

GT6: O movimento estudantil secundarista: A escola é a liberdade do Brasil.

GT7: Diálogos que nos UNE: Pelo crescimento do movimento estudantil universitário.

GT8: Fundeb e financiamento da educação: Por políticas de financiamento para a educação.

GT9: A construção de uma escola democrática: o papel dos estudantes e das licenciaturas na formulação da BNCC, PNE e de uma reforma do Ensino Médio que dialogue com os estudantes.

GT10: Por um IFRS protagonista: Os estudantes ocupando os espaços de decisões.

19h – Janta

21h – Atividade Cultural

Domingo – 26/08

8h – Café da manhã