Início do conteúdo

[Fala aí, Reitor] Termina o mês de julho com muito trabalho!


Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá, comunidade do IFRS! Com vocês, o “Fala aí, Reitor”.

Compartilho alguns relatos da minha agenda no mês de julho.

Boa leitura.

Lançamento do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19

No dia 29 de julho, em uma webconferência com participação dos Comitês de Crise dos campi e dos diretores-gerais, ocorreu o lançamento do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19. O documento construído por membros da Comissão Retorno Seguro IFRS – com apoio fundamental de colegas e direções de todos os campi –  apresenta as diretrizes a serem seguidas pelas unidades da instituição durante o período de pandemia e os protocolos de segurança para o momento da volta da comunidade acadêmica às atividades presenciais. Estamos nos preparando cuidadosamente e estaremos prontos para QUANDO chegar o momento de voltarmos com toda segurança. Mais informações, aqui.

 

Evento – Encontro das Licenciaturas em Pedagogia do IFRS

No dia 6 de julho, participei da abertura do I Encontro das Licenciaturas em Pedagogia do IFRS. O evento foi uma promoção das Licenciaturas em Pedagogia dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Farroupilha e Vacaria e teve por objetivo dialogar e articular ações conjuntas dos cursos de Pedagogia. Excelentes discussões e compartilhamento de boas experiências.

 

Reunião de Reitores dos IFs do RS

Reunimos os três reitores dos Institutos Federais do Estado para discutir ações e tratar de temas referentes à pandemia da Covid-19. Em momentos como este, mais do que nunca, é fundamental que as instituições estejam próximas e alinhadas em suas estratégias.

 

Evento – Extensão em Diálogo

Participei da abertura do evento Extensão em Diálogo do dia 15 de julho, no qual foram apresentados alguns dos muitos projetos de extensão que o IFRS tem realizado no combate e enfrentamento à Covid-19. Ao longo do mês, vários outros projetos de extensão foram expostos no mesmo evento, mostrando o quanto temos feito nestes tempos pandêmicos.

 

Evento – Simpósio de Educação Física do IFRS

Participei do encerramento do I Simpósio de Educação Física, Esportes e Lazer do IFRS, o qual reuniu docentes da área e público externo para debater os eixos da Política de Educação Física, Esportes e Lazer do IFRS, um documento fundamental para a implantação e consolidação das estratégias institucionais para esta área tão importante.

 

Evento – Conexões Agroecológicas do IFRS

Também em julho, participei da abertura do evento Conexões Agroecológicas do IFRS: Agroecologia, Segurança Alimentar e Educação Ambiental. Esta foi uma das iniciativas para consolidar a Política de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental (PIAS) do IFRS, aprovada em outubro de 2019. Foram vários encontros, com palestras e relatos de experiências voltadas para a comunidade do IFRS e também para o público externo.

 

Reuniões do Colégio de Dirigentes (CD)

Durante o mês de julho, tivemos duas reuniões do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS. Os principais temas tratados foram: estratégias e ações de combate e enfrentamento à pandemia da Covid-19, informes dos grupos de trabalho e comissões envolvidas com as questões da pandemia, orçamento para 2021, regulamentos ministeriais sobre a movimentação de servidores para compor força de trabalho em outros órgãos, entre outros.

 

Por ora, é isso. Seguimos fazendo a nossa parte.

Grande abraço,

Júlio

Fim do conteúdo