[Fala aí, Reitor] Maio foi marcado por inaugurações, evento internacional e reuniões

Banner com a frase: Fala aí, Reitor

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS. Espero que estejam bem e com saúde! Compartilho com vocês alguns acontecimentos importantes que estiveram na minha agenda do mês de maio! Boa leitura!

Inauguração do Auditório da Reitoria e da Galeria de Reitoras e Reitores do IFRS

Vivemos momentos de fortes emoções na Reitoria do IFRS, com a inauguração do Auditório Professor Osvaldo Casares Pinto e da Galeria de Reitoras e Reitores do IFRS. Uma justa homenagem a pessoas que tanto fizeram pela nossa instituição. Mais informações podem ser conferidas no link:

Inauguração da Quadra Poliesportiva do Campus Alvorada

Mais uma linda quadra poliesportiva coberta foi inaugurada, desta vez no nosso Campus Alvorada. Alegria e empolgação de toda comunidade do campus em um dia de muita festa.

Evento South SummitBrazil

No mês de maio aconteceu em Porto Alegre  o South SummitBrazil, um evento de porte mundial que reuniu as principais empresas, startups e empreendedores do mundo. A  organização fez convite a algumas instituições de ensino que fomentam a inovação para que participassem e o IFRS se fez presente e representado.

Reuniões do Colégio de Dirigentes (CD)

No mês de maio tivemos duas reuniões do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS, uma presencial – depois de mais de dois anos sem reuniões presenciais –  e uma realizada em  formato remoto. Em pauta, muitas questões importantes para a nossa instituição, tais como: a) avaliação do processo de ingresso discente; b) IFRS em números (PNP, Sistec e PDI); c) atualização do cenário da Pandemia de Covid-19; d) nova matriz do MEC para divisão de orçamento nas instituições da Rede Federal – matriz 2023; e) informes do Conif, das Pró-reitorias e da Diretoria de Gestão de Pessoas, entre outros assuntos.

Reunião do Conselho de Reitores (Conif)

Em maio, o Conif realizou, em Brasília, a sua reunião mensal.  Em pauta: a) discussões sobre a matriz orçamentária da Rede Federal para 2023; b) a elaboração de um documento do Conif a ser apresentado aos candidatos nas eleições de outubro (leiam o documento no link: https://portal.conif.org.br/gerais/conif-publica-documento-para-pautar-debate-nas-eleicoes); c) Portaria MEC/Setec 983; d) apresentação dos trabalhos dos GTs Tipologia dos campi e Campi avançados; e) Política de Internacionalização da Rede Federal; f) Reditec 2022; g) Jogos 2022; h) Banco de Professores e PCCTAE; entre outros temas.

Reunião com coordenação do Colegiado da  CPPD

Fizemos reunião com representante da coordenação do Colegiado da Comissão Permanente de Pessoal Docente do IFRS (CPPD) para tratar da apreciação, no Conselho Superior (Consup), do novo regulamento de atividades docentes do IFRS, que deverá acontecer na reunião ordinária do mês de junho.

Reunião Suepro/Seduc

Nos reunimos com representantes da Superintendência da Educação Profissional do Estado do RS (Suepro), ligada à Secretaria de Educação do RS (Seduc), para tratar de parcerias e de compartilhamento de informações entre o nosso Instituto e a Superintendência/Secretaria.

Reunião com Sindicatos (Sinasefe e SindoIF)

Tivemos reunião com as coordenações de dois Sindicatos com base no IFRS: Sinasefe  e SindoIF. Em pauta: a) a situação da atenção à saúde dos/as servidores/as do IFRS; b) o retorno ao trabalho presencial dos servidores/as com comorbidades; e c) a greve dos/as servidores/as do IFRS – Acordo de greve.

Um grande abraço e fiquem bem.

Júlio Xandro Heck

Reitor do IFRS