IFRS inaugura Galeria de Reitoras e Reitores e Auditório Professor Osvaldo Casares Pinto

Cláudia Schiedeck Soares de Souza, Júlio Xandro Heck e Lenira de Ávila Pinto inaugurando a galeria de reitores e reitoras do IFRS

Em um momento de emoção e agradecimentos, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) inaugurou a “Galeria de Reitoras e Reitores” e o “Auditório Professor Osvaldo Casares Pinto”, na Reitoria, em Bento Gonçalves. O evento ocorreu na tarde desta terça-feira, 24 de maio de 2022. Contou com a presença de gestores, servidores, do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, e também da primeira reitora, Cláudia Schiedeck Soares de Souza; e da esposa do reitor Osvaldo Casares Pinto (in memorian), Carmen Lenira de Ávila Pinto.

A Galeria fica na antessala do Auditório, no térreo do prédio da Reitoria. As duas fotos expostas homenageiam a trajetória dos reitores eleitos que já encerraram o mandato: Cláudia Schiedeck foi a gestora máxima por dois períodos, de 2009 a 2016; e Osvaldo Casares Pinto atuou como reitor de 2016 a 2017.

O Auditório Professor Osvaldo Casares Pinto passou por reforma e ganhou palco com mesa para eventos; equipamentos de som, iluminação e projeção. O local foi também adesivado com imagens dos 17 campi do IFRS e recebeu novas cadeiras, além de placas com a Missão, a Visão e os Valores da instituição. Pode comportar um público de aproximadamente 70 pessoas sentadas.

Lembranças marcaram as falas na cerimônia de inauguração

Durante a inauguração dos espaços, as falas foram marcadas por lembranças. O reitor Júlio destacou e agradeceu a dedicação dos dois primeiros reitores ao Instituto e à educação. “Hoje é dia de homenagear duas pessoas que foram fundamentais na gestão do IFRS”, frisou, complementando: “Reconhecimento, gratidão, respeito e carinho representam meus sentimentos e de todos os servidores do IFRS por toda a dedicação que a Cláudia e o Osvaldo tiveram, cada um a seu tempo, cada um da sua forma”, apontou.

Júlio salientou o carinho com que Osvaldo é sempre lembrado: “Profissional dedicado, aluno da rede profissional há muitos anos, professor, diretor de campus, pró-reitor, reitor eleito democraticamente dessa instituição. Falar do Osvaldo é falar de um amigo, de um profissional exemplar, de alguém que sempre tinha uma palavra gentil e educada mesmo nos momentos mais difíceis”.

Salientou também o comprometimento de Cláudia. “Tenho muito orgulho de ter sido seu pró-reitor (de pesquisa e pós-graduação) por três anos. Muito aprendemos, enfrentamos dificuldades, colocamos o IFRS em outro nível. Se hoje somos o único Instituto Federal do Brasil a constar no ranking das 2 mil melhores universidades do mundo (do CWUR), isso começou há mais tempo”, declarou.

Representando o professor Osvaldo, Lenira falou com emoção aos presentes, destacando a importância da homenagem para lembrar a trajetória do segundo reitor do IFRS, de modo a inspirar outras pessoas. “É um misto de sentimentos estar aqui. Osvaldo foi uma pessoa especial, que dedicou a sua vida à educação, marcou a vida de muita gente, tinha um carinho grande pelos estudantes”, falou, acrescentando: “Como professora estadual que eu sou, aposentada, também acredito na transformação pela educação, como ele”.

Em seu pronunciamento, Cláudia saudou a iniciativa de resgatar a memória das pessoas que compuseram a gestão máxima da instituição, lembrou com carinho do reitor Osvaldo, agradeceu pelo trabalho dos servidores. “Em cada pixel das fotos desta Galeria está simbolizado o trabalho de cada servidor e servidora do IFRS ao longo desses quase 14 anos de existência do IFRS. Uma instituição não se constrói com a vaidade dos gestores que passam, mas com o trabalho cotidiano e incansável de todos vocês que estão aqui.” Destacou que “é da educação, da ciência e da tecnologia que virão as transformações do mundo” e lembrou que o projeto dos IFs revolucionou a educação brasileira, realizou sonhos e transformou a vida de milhares de pessoas.

Júlio, Lenira e Cláudia descerraram a placa de inauguração do Auditório e as fotos da Galeria de Reitoras e Reitores. A cerimônia marcou também a volta dos eventos presenciais da Reitoria do IFRS, após o período de atividades remotas em função da pandemia de Covid-19.

Confira imagens do evento