Fala Aí, Reitor estreia nesta segunda-feira com resumo dos últimos meses da gestão do IFRS

Fala aí, Reitor

Olá, pessoal! A partir deste mês, a ideia é que eu, Júlio Xandro Heck, possa usar este canal para agilizar um pouquinho a comunicação com a nossa comunidade, contando de forma bem simples o que ocorre na gestão do nosso IFRS. São diversas ações e decisões o tempo todo, então, certamente algumas ficarão de fora. Vamos ao primeiro “Fala aí, Reitor!”.

Conselho Superior de junho

No dia 26 de junho, tivemos reunião do nosso Conselho Superior (Consup). Vários foram os temas discutidos e deliberados. Recomendo fortemente o acesso ao link para conhecer o que foi tratado (https://ifrs.edu.br/institucional/consup/). Destaco a aprovação do Regimento da Reitoria, mais um documento fundamental para o bom andamento das atividades institucionais, pois ajuda a organizar melhor a estrutura do IFRS. Ainda referente ao regimento, muito me deixou feliz a criação da Diretoria de Assuntos Estudantis – ligada à Proen – que vai cuidar de uma série de questões que envolvem diretamente os nossos estudantes, tais como: política de assistência estudantil, representações dos estudantes nos espaços institucionais, inclusão de estudantes com necessidades específicas (em conjunto com a Assessoria de Ações Inclusivas), auxiliar na organização do movimento estudantil do IFRS, entre muitas outras frentes.

Reuniões com CIS e CPPD

Tive a oportunidade de me reunir com a Comissão Interna de Supervisão (CIS) e com a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). A primeira trata das questões referentes à carreira dos nossos técnico-administrativos. Já a segunda, cuida dos assuntos dos docentes. Ambas são importantes estruturas de assessoramento à gestão, e com certeza teremos muitas decisões e ações para fazermos juntos, sempre pensando no melhor para o nosso instituto. Das reuniões, saíram encaminhamentos, a maioria no sentido de rever algumas normativas e regulamentos (e construir outros) que influenciam os fazeres dos docentes e dos técnicos do IFRS.

Reuniões com Núcleos de Ações Afirmativas

Outras reuniões legais e produtivas foram as que eu tive com os nossos núcleos: Naaf, Neabi, Napne e Nepgs. Todos eles são atuantes e fundamentais à instituição, e a ideia é que possam fazer ainda mais. Para isso, estamos com várias ações em planejamento e em breve teremos novidades.

Meninas na Ciência

O IFRS esteve representado na atividade “Meninas na Ciência”, do evento ConectaIF do IFBrasília, pela aluna Juliana Davoglio Estradioto, do Campus Osório. Achei o tema do evento super oportuno, e faço questão de falar isso, para que a gente não esqueça que “lugar de mulher é onde ela quiser”! E a Juliana nos representou muito bem.

Reuniões com reitores da UCS e da UFRGS

Reuni-me com os dois reitores destas instituições tão importantes do nosso Estado. E ambos reconhecem o IFRS como um aliado importante para uma série de ações conjuntas. Com a UCS, discutimos a possibilidade de sermos parceiros na organização de eventos na Serra e também algumas questões referentes a cursos de mestrado profissional. Já com a UFRGS, falamos sobre as restrições orçamentárias que se anunciam para a instituições federais e a necessidade de estarmos unidos neste momento, além do apoio que a UFRGS historicamente dá ao IFRS e sobre uma parceria para a criação de um “Escritório de Inovação” em Farroupilha. A UFRGS já está trabalhando nisso com a Prefeitura Municipal e quer o IFRS junto nesta iniciativa!

Grande Expediente da Assembleia Legislativa em homenagem aos IFs

No dia 11 de julho, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 10 anos dos Institutos Federais gaúchos. Além do IFRS, também foram homenageados o IFFarroupilha e o IFSul-riograndense. Recebemos uma placa comemorativa e, o mais importante, o reconhecimento oficial por tudo que fazemos. Esta homenagem é para todos nós, servidores e alunos do IFRS!!!

Reuniões do Conif

Antes mesmo de assumir a reitoria, eu já estava participando das reuniões mensais do Conif (fórum de reitores da nossa rede). Participei em abril e maio como convidado. Em junho e julho, já como reitor empossado. São reuniões densas, em que se discutem questões como as que têm mais demandado as nossas atenções ultimamente: o orçamento para 2019 (as perspectivas infelizmente não são boas) e as novas vagas de docentes e técnicos.

Agendas com direções dos campi

Já foi possível fazer reuniões com as equipes diretivas dos campi Sertão, Erechim, Porto Alegre e Rio Grande. Os assuntos são muitos, mas, invariavelmente, sempre falamos de orçamento, vagas de servidores e ampliação das estruturas físicas. Tem sido muito importante conhecer as realidades de cada campus para ajudar em tudo que for possível.

I Encontro de Estudantes do IFRS

Atenção estudantes do IFRS! Nos dias 25 e 26 de agosto, viveremos um momento histórico do movimento estudantil na instituição. Vai ocorrer, no nosso Campus Restinga, o I Encontro de Estudantes do IFRS. A previsão do pessoal que está organizando é que tenhamos mais de cem estudantes participando e discutindo inúmeros temas relevantes para o país e para o IFRS. E é tudo organizado, planejado e executado pelos estudantes. A nós da gestão cabe apenas um pouquinho de ajuda logística e a torcida para que seja o primeiro de muitos, pois o movimento estudantil precisa de  autonomia e independência.

Até a próxima!

Júlio Xandro Heck