[Fala aí, Reitor] Confira a agenda de novembro

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Confira o “Fala aí, Reitor”, texto mensal no qual o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, faz um resumo dos principais compromissos do mês. Abaixo, a edição de novembro de 2020:

“Olá, estudantes e colegas servidores.  A seguir compartilho algumas das minhas agendas no mês de novembro”.

Abertura do I Torneio Sul-brasileiro de LoL dos Institutos Federais

Participei da Abertura do I Torneio Sul-brasileiro de LoL dos Institutos Federais.Trata-se de um evento até então inédito e que contou com equipes dos seis Institutos Federais da região Sul do Brasil. O  IFRS esteve representado por duas equipes: Pink Dragons (Campus Caxias do Sul) e Spy (Campus Sertão).  Ambas as equipes orgulharam o IFRS com a sua participação, mas cabe um destaque especial à equipe do  Campus Caxias, que conquistou um honroso segundo lugar.

Reuniões do Conif

No mês de novembro tivemos duas reuniões do Conselho de Reitores (Conif). As principais pautas foram as discussões sobre o orçamento 2021, o processo eleitoral para escolha da nova diretoria do Conselho, a organização dos Jogos Virtuais dos IFs  para 2021, o funcionamento da Rede durante a pandemia, a elaboração de acordos de cooperação do Conif com outras entidades, a Portaria MEC 983/2020 (regulamentação das atividades docentes), entre outros.

Abertura do programa de Extensão da  Assessoria de Relações Étnico-raciais do IFRS

Participei da abertura do  curso “Educação para as relações Étnico-raciais: políticas e conceitos”, promovido pela nossa Assessoria de Relações Étnico-raciais (ARER). O IFRS está sempre na vanguarda nestas discussões, fazendo os debates necessários e propondo ações!

Evento “servidor 10 anos” da Reitoria

Tivemos uma bela homenagem aos servidores da Reitoria que estão completando 10 anos de serviço público em 2020. Homenagens similares acontecerão também nos nossos  campi! Parabéns servidores do IFRS!

Reunião do Colégio de Dirigentes do IFRS

No mês de novembro aconteceu uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFRS (CD). A pauta principal foi o Cronograma de oferta para o segundo ciclo de APNPs, que posteriormente foi apreciado e aprovado pelo nosso Conselho Superior. Também foram apresentados aos Diretores e Pró-reitores os principais temas tratados no Conif.

Reunião Embaixadoras Parent in Science

Tive um encontro virtual com as embaixadoras do Programa Parent in Science no IFRS, professoras Marília Bonzanini Bossle (Campus Viamão/Proppi) e  Fabiana Lopes da Silva (Campus Caxias do Sul). O Programa tem por objetivo mobilizar redes locais, levantar dados de realidades estaduais do ecossistema científico brasileiro e habilitar soluções para problemas da esfera da maternidade na academia. Teremos ótimas novidades em breve!

Reunião Extraordinária do Consup

Aconteceu no dia 13 novembro mais uma reunião extraordinária do Conselho Superior do IFRS (Consup). A pauta e as resoluções aprovadas podem ser conferidas aqui: https://ifrs.edu.br/institucional/consup/.

Destaco a aprovação do  Cronograma de oferta para o segundo ciclo de APNPs (https://ifrs.edu.br/viamao/segundo-ciclo-das-atividades-pedagogicas-nao-presenciais-inicia-na-segunda-feira-dia-30/).

A próxima reunião do Conselho será no dia 15 de dezembro próximo, lembrando que todos os campi contam com representantes dos segmentos docente, técnico-administrativo e discente, além do Diretor-geral, que são a “voz” da comunidade acadêmica no Consup.

II Seminário  da Pós-graduação Stricto Sensu do IFRS

Participei do último dia do II Seminário da Pós-graduação Stricto Sensu do IFRS. O evento promoveu reflexões para o aprimoramento dos mestrados profissionais ofertados na instituição.

Seminário ProfEPT IFRS

Participei da abertura do   I Seminário ProfEPT IFRS, promovido pelo curso de Mestrado Profissional em  Educação Profissional e Tecnológica do IFRS. O evento foi voltado à comunidade em geral,  professores, discentes e egressos do Mestrado ProfEPT do IFRS e teve como objetivo discutir temáticas pertinentes à Educação Profissional e Tecnológica, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Reunião IFRS – Uergs: Curso de Agronomia do Campus  Vacaria

Tivemos uma reunião entre as gestões do IFRS (Reitoria e  Campus Vacaria) e Uergs, com a participação dos professores do curso de Agronomia de Vacaria, para tratarmos da parceria que temos para a oferta deste importante curso. A parceria já existe há alguns anos e agora estamos fazendo os ajustes necessários para o bom andamento das atividades e do curso.

Grande abraço e fiquem bem.

Júlio