[Fala aí, Reitor!] Confira a agenda de março

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá, colegas e estudantes do IFRS! Com vocês, o “Fala aí, Reitor” com alguns destaques da minha agenda do mês de março de 2020. Boa leitura!

O IFRS e a Covid-19

Em março, passamos a ter que lidar a questão da Covid-19. Trata-se de uma situação muito difícil e para a qual nenhum de nós estava preparado. No IFRS, tomamos todas as medidas necessárias para proteger a nossa comunidade. Para tanto, suspendemos o calendário acadêmico (sem aulas!) e reduzimos o máximo possível a presença de pessoas nos campi e na Reitoria, limitando a situações onde realmente não há como prescindir disso. De outro modo, as atividades continuam acontecendo quase que normalmente, mas sendo realizadas de forma remota pelos nossos servidores. Os desafios que se avizinham são muitos e aproveito para dizer aos nossos estudantes que não haverá prejuízos para as atividades acadêmicas. No momento oportuno e seguro, elas serão retomadas com a tradicional qualidade que tanto prezamos. Agora, o mais importante é garantir a saúde e segurança da nossa comunidade. Por isso, #ficaemcasaifrs.

Antes de sermos acometidos por esta emergência, tive vários compromissos presenciais que divido aqui com vocês:

Lançamento de Edital da FAPERGS para os IFs do RS

No dia 6 de março, tivemos o lançamento de um edital inédito no Rio Grande do Sul para fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada: uma parceria da Fapergs com os três Institutos Federais gaúchos (IFRS, IFFar e IFSul). Recursos que somados chegam a 1,8 milhões de reais e apoiarão 30 projetos de até 20 mil reais por IF.

Visita à Feira Expodireto

Juntamente com alguns pró-reitores e diretores-gerais, visitei a Expodireto, em Não-me-Toque, uma das feiras mais importantes do Brasil. Foi a primeira vez que o IFRS teve um estande para mostrar um pouco do muito que produzimos e que oferecemos para a sociedade. Também destaco a participação de muitos servidores e estudantes, de vários dos nossos campi.

Visita ao Jornal Zero Hora

Visitei a redação do jornal Zero Hora para apresentar o IFRS, agradecer pelo apoio e pela exposição que o jornal tem dado ao IFRS. Na ocasião, entregamos o prêmio Conif de Jornalismo de 2019 ao jornalista Guilherme Justino, da Gaúcha ZH, que conquistou com uma série de reportagens que apresentou alguns dos projetos desenvolvidos nos campi.

Formatura no Campus Restinga do IFRS

No dia 13 de março, último dia antes da suspensão do nosso calendário acadêmico por conta da Covid-19, tive a honra de participar da solenidade de formatura de cursos técnicos no Campus Restinga. Linda e emocionante!

Reunião ordinária do Conif do mês de março

Entre os dias 10 e 12 de março, o Conif esteve reunido em Brasília. Tínhamos muitos temas em pauta, como sempre ocorre: projetos de eficiência energética; orçamento 2020;  emendas parlamentares; a questão da extinção das Unidades Administrativas de Serviços Gerais (UASGs); relatos das câmaras do Conif, entre outros. Destaco também que tivemos um momento com o Secretário Ariosto Culau (Setec/MEC) e outros diretores da Setec. Além de uma pauta com o Deputado Professor Israel (PV-DF), que faz parte da Comissão de Educação da Câmara e abordou vários temas de interesse da Rede Federal que estão em tramitação no Congresso Nacional.

Reunião Ordinária do Conselho Superior do IFRS (Consup)

Ocorreu no dia 3 de março, a primeira reunião do ano do Conselho Superior do IFRS (Consup). Novamente, tínhamos muitos temas em pauta, mas nem todos foram apreciados por conta do tempo máximo de reunião. Aprovamos as atas de reuniões anteriores, fizemos a recomposição das Comissões Permanentes e iniciamos a discussão da regulamentação dos encargos docentes. Quanto a este último tema, as discussões se estenderam por um longo período e conseguimos votar alguns pontos, mas infelizmente tivemos que interromper a reunião por conta do adiantado da hora. Mas, oportunamente, retomaremos a discussão. Mais informações no link: ifrs.edu.br/institucional/consup/

Reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (CD)

Nos dias 16 e 17 de março ocorreu a primeira reunião desta nova gestão de diretores no Colégio de Dirigentes. Os temas em pauta foram muitos: Relato da Reunião do Conif do mês de março; Orçamento 2020; Portaria ME 13623/2019 (UASGs); Demandas prioritárias de Investimento para a SETEC; Emenda Parlamentar da bancada gaúcha para os IFs;  Plano de Ação 2020; Relatório de Gestão 2019; Política de Arte e Cultura; Edital Embrapii; Informes das Pró-reitorias. Também dedicamos bastante tempo às primeiras discussões institucionais sobre o enfrentamento ao Covid-19 e as ações que precisamos tomar.

Reuniões web do Colégio de Dirigentes

Também fizemos outras reuniões do CD por web, estas extraordinárias, e tendo sempre como pauta as questões do Covid-19 e suas implicações no IFRS.

Reunião web com sindicatos e movimento estudantil

Tão logo optamos pela suspensão mais prolongada do nosso calendário acadêmico, chamamos sindicatos com representação no IFRS e o movimento estudantil para uma reunião. Apresentamos as motivações para as decisões tomadas e, principalmente, os nossos encaminhamentos em relação às questões da Covid-19.

Reuniões web do Conif

O Conif tem se reunido de forma remota (web), semanalmente, para discutir as questões relacionadas ao Covid-19 e as repercussões para a Rede Federal.

Grande abraço e até maio!

Júlio