Edital conjunto entre os IFs gaúchos e a Fapergs oferece incentivo para projetos de pesquisa aplicada

Está aberta uma nova oportunidade de aproximar a capacidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia gaúchos de produzir conhecimentos das necessidades de empresas privadas e públicas, associações, cooperativas e escolas. Em todo o Rio Grande do Sul, podem receber fomento 90 projetos de pesquisa que visem à solução de problemas dos arranjos produtivos e sociais receberão investimento para serem desenvolvidos por servidores e estudantes dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-rio-grandense (IFSul) e Farroupilha (IFFar).

O fomento será disponibilizado por meio de um edital lançado em parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e os três institutos – Edital Fapergs 04/2020. O lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 6 de março de 2020, no Campus Porto Alegre do IFRS. O investimento global do edital será de R$ 1,8 milhão, proveniente do orçamento da Fapergs e dos Institutos Federais, sendo destinados R$ 600 mil para cada um dos IFs.

Sobre os projetos

Os servidores interessados em submeter projetos podem buscar as informações no Edital Fapergs 04/2020. As iniciativas aprovadas terão o prazo máximo de 24 meses para execução e poderão receber até R$ 20 mil, sendo até R$ 9.600,00 para o pagamento de bolsas de iniciação tecnológica e inovação para estudantes, e até R$ 10.400,00 para despesas de custeio e capital para o desenvolvimento de projetos.

O prazo para submissão de propostas vai de 9 de março a 7 de maio de 2020. A seleção será realizada pela Fapergs.

Mais orientações sobre a parceria com as demandantes podem ser obtidas também junto ao Escritório de Projetos do IFRS. Informações adicionais pelo site fapergs.rs.gov.br, pelo telefone (51) 3221-4922, ramais 200 e 201, e-mail [email protected], ou na sede da Fapergs, na Avenida Borges de Medeiros, 261, 2º andar, em Porto Alegre/RS.

Lançamento do edital

Em solenidade nesta sexta-feira, dia 6 de março de 2019, o edital teve lançamento com a presença dos reitores e de pró-reitores dos três IFs gaúchos e dirigentes da Fapergs, no IFRS – Campus Porto Alegre.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, em seu pronunciamento, declarou ser um dia histórico e simbólico: “Talvez não tenhamos tido antes um alinhamento tão efetivo entre os três institutos federais em causas e ações. Histórico também por ser paradoxal: no momento em que se corta recursos da educação e pesquisa, nós lançamos o maior edital de apoio e fomento à pesquisa que já tivemos nos 11 anos de institutos federais. Sem dúvidas, este recurso que a Fapergs investe nos IFs será muito bem utilizado e com resultados positivos. Agradecemos ao incansável trabalho do professor Odir Antônio Dellagostin (diretor-presidente da Fapergs) e aos pró-reitores dos três institutos por anos de trabalho para este edital ser lançado”.

Fotos: Assessoria de Comunicação do IFRS – Campus Porto Alegre