Estude no IFRS: Confira os locais e orientações para a prova do Processo Seletivo de Estudantes 2023/2

Cartaz #Estude no IFRS. Conheça os locais e orientações para a prova. Processo Seletivo 2023/2. Acesse ingresso. ifrs.edu.br.

As provas ocorrem neste domingo, 04 de junho de 2023. Realizam o exame os candidatos inscritos nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio e nos cursos superiores de graduação dos campi que oferecem esse tipo de seleção.

Atenção candidatos inscritos no Processo Seletivo de estudantes 2023/2 do IFRS que optaram por realizar o exame de seleção: estão divulgados os locais de prova, junto com os endereços. As listas podem ser acessadas pela capa do site de ingresso, em “Últimas publicações”. As provas ocorrerão neste domingo, 04 de junho de 2023.

Procure seu nome na lista, confira seu local de prova e o endereço

📍 Sobre a prova

O candidato deverá comparecer ao local de provas uma hora antes do início do exame portando o seu documento de identificação com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.

A prova terá início às 8h30min, portanto, é necessário chegar por volta de 7h30min. Para os candidatos aos cursos técnicos, o exame terá duração de até três horas e 30 minutos e será constituído por 40 questões objetivas. Para os cursos superiores de graduação, são 45 questões objetivas e uma prova de redação, com duração de até quatro horas e 30 minutos.

Essas e outras orientações constam nos editais. É importante que o candidato leia o documento com atenção.

📍Sobre o conteúdo programático

Os exames terão conteúdos de matemática; ciências da natureza; ciências humanas; e língua portuguesa ou linguagem. Informações completas no anexo III dos editais.

📝Orientações aos candidatos:

>> Chegue com antecedência – 1h antes do início do exame

>> Leve caneta esferográfica azul ou preta.

>> Leve a versão original de documento de identidade com foto utilizado na inscrição. Por documento de identidade com foto entende-se: Carteiras de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública – Instituto de Identificação, pela Polícia Federal, pelos Comandos Militares, pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; Certificado de Reservista; Carteiras funcionais com foto, expedidas por órgão público; Carteira de Trabalho; Passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação.

>> Não use: véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial), óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos.

>> Não porte: armas, malas, livros, calculadoras, relógio digital, fones de ouvido, gravadores, pagers, notebooks, telefones celulares, pen drives, tablets ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares.

>> Aparelhos eletrônicos: o candidato que se apresentar para a prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado.

>> Água: é permitido levar uma garrafa de água para consumo.

>> Alimentos: não será permitido o consumo na sala de prova. Com o acompanhamento de um fiscal, o candidato poderá consumir alimento fora da sala.

>> Saída da sala sem retorno: somente será permitida a partir de 1 (uma) hora após o início da prova.

>> Devido ao aumento de casos de infecções pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul, recomenda-se o uso de máscaras durante o período em que o candidato estiver nas dependências do local de prova.

Essas e outras informações e recomendações encontram-se nos editais, é importante que o candidato leia os documentos com atenção.

📍 Sobre o site ingresso.ifrs.edu.br

Os candidatos devem seguir acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br para saber sobre as próximas etapas do cronograma.

📝 Fique atento às próximas datas importantes do Processo Seletivo:
  • Prova para os cursos técnicos e superiores nos campi que optaram por esse formato de seleção: 04 de junho de 2023
  • Publicação do gabarito preliminar:  05 de junho de 2023
  • Recursos do gabarito preliminar: 05 e 06 de junho de 2023
  • Realização da Palestra EJA: 07 de junho de 2023
  • Sorteio público entre os inscritos: 07 de junho de 2023

Acompanhe as demais datas importantes acessando o cronograma no site de ingresso.