Estudantes do IFRS participam da Operação Caminho dos Cânions do Projeto Rondon 2024

Estudante trabalha com uma criança em projetos de arte com pincéis e tinta.

As atividades de integração entre estudantes e comunidade estão acontecendo em sete cidades de Santa Catarina

Cinco estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão participando, até 10 de agosto de 2024, da Operação Caminho dos Cânions do Projeto Rondon 2024. A ação busca a integração entre a universidade e a comunidade, oferecendo serviços essenciais e educação. Em cada um dos municípios sede são oferecidas atividades de acordo com as demandas locais.

Entre os temas abordados nesta edição estão sexualidade, educação sexual, gravidez na adolescência, prevenção à violência sexual, diversidade, combate ao preconceito, educação inclusiva e relações étnico-raciais.

Promovida pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), as ações contam com  119  participantes distribuídos em sete municípios do extremo sul catarinense: Balneário Arroio do Silva, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Sombrio.

Representam o IFRS os estudantes

– Ruan Pablo Poletto, do técnico integrado em Informática para Internet, do Campus Veranópolis;

– Pedro Henrique Corrêa Villanova, do técnico subsequente Instrumento musical do Campus Porto Alegre;

– Verônica Luiza Finimundi, da licenciatura em Química do Campus Feliz;

– Maicon Miscolin, do técnico subsequente Guia de turismo do Campus Restinga; e

– Otávio Augusto Favero Franco, da licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Sertão.

A experiência para os estudantes

Para a estudante Verônica Luiza Finimundi, participar da operação tem sido uma experiência enriquecedora. “Minha equipe é formada por brasileiros, chilenos e paraguaios, temos compartilhado culturas, conhecimentos e experiências de vida.” Conforme conta, as trocas culturais têm permitido conhecer melhor os hábitos e tradições uns dos outros, além de aprenderem uma nova língua. “Trabalhamos com projetos voltados para o desenvolvimento das comunidades locais, aplicando e aprendendo novas abordagens de acordo com nossas diferentes perspectivas culturais. O espírito de colaboração e respeito mútuo têm sido essencial para o sucesso de nossas iniciativas. Tudo é muito intenso!”, afirma a estudante que está participando das atividades na cidade de Meleiro .

O estudante Ruan Pablo Poletto, que está participando do projeto na cidade de Santa Rosa do Sul, destaca a participação como uma experiência importante de formação, tanto acadêmica como cidadã. “Estou em contato diário com estudantes de diferentes áreas, tirando dúvidas e ensinando um pouco a cada dia. Além do mais, não há só o contato com colegas, as pessoas que impactamos e conhecemos pela região acabam fortalecendo a rede de contatos. O Rondon está me ajudando a trabalhar a resiliência e lidar com situações inesperadas em pouco tempo”, finaliza.

A cerimônia de abertura da operação ocorreu na cidade de Santa Rosa do Sul em 31 de julho. A iniciativa tem colaboração da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). Nesta edição a novidade é a participação de universidades estrangeiras e nacionais parceiras, como a Universidad Diego Portales do Chile, a Universidad Nacional de Asunción (Facen), a Universidad Santa Clara de Asís, ambas do Paraguai, e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Núcleo Extensionista Rondon

Criado em 2010 pela Universidade do Estado de Santa Catarina, o Núcleo Extensionista Rondon possibilita o intercâmbio de estudantes e servidores e a inserção da universidade e das atividades acadêmicas em diferentes cenários de conhecimento. O projeto busca impactar a vida dos participantes e proporcionar experiências que agregarão novos conhecimentos.

Ao longo desses anos, o Núcleo realizou 18 operações presenciais e duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo aproximadamente 3,5 mil rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.