Estudante do Campus Bento Gonçalves recebe Prêmio Jovem Cientista 2020 da Assembleia Legislativa

Crédito da foto: Vinicius Reis / Divulgação AL RS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul entregou na quarta-feira, dia 10, o Prêmio Jovem Cientista 2019 e 2020, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara. Entre os agraciados com a distinção estava a estudante Lorenza Pabst Botton, premiada em 2020 pelo trabalho “Razão e paixões na moralidade em Hume”, desenvolvido sob orientação do professor Franco Nero Antunes Soares.

Naquele ano, ela obteve a segunda colocação na Mostratec, na área “Educação e Humanidades”, e recebeu também o destaque “Prêmio APM-Liberato – CNPq” com essa pesquisa. Na ocasião, era aluna do Curso Técnico em Viticultura e Enologia integrado ao Ensino Médio no Campus Bento Gonçalves do IFRS.

Lorenza Pabst Botton com o prêmio recebido na Assembleia Legislativa. Crédito da foto: Gabriel Conci da Silva.

Em 2021, Lorenza participou da ISEF Regeneron International Science and Engineering Fair, uma das maiores feiras de ciências do mundo. Sobre o prêmio recebido na Assembleia Legislativa, ela diz que está “muito emocionada com todo reconhecimento e dimensão que o projeto tomou”. Em seu perfil nas redes sociais, publicou o seguinte:

Todo meu agradecimento ao prof. Franco Soares pela oportunidade de fazer parte do projeto, pelas tardes de leitura, escrita e discussão e pela introdução à filosofia humeana que me convenceu que, sim, a razão é, e sempre será, escrava das paixões. Ao @ifrsoficial, por propiciar a iniciação científica durante o ensino médio a mim e a diversos outros alunos que fazem projetos de pesquisa, ensino e extensão espetaculares e representam a instituição no Brasil e no exterior. Muito feliz em ter feito parte dessa história e muito grata pela oportunidade.

Texto: Comunicação do Campus Bento Gonçalves do IFRS