Trabalho apresentado por estudante do Campus Bento Gonçalves é premiado na Mostratec

O trabalho “Razão e paixões na moralidade em Hume”,  apresentado pela estudante Lorenza Pabst Botton, sob orientação do professor Franco Nero Antunes Soares, obteve a segunda colocação na Mostratec 2020, na área “Educação e Humanidades”.

A aluna foi contemplada, também, com o “Prêmio Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”, pelo desempenho individual na Mostratec. O trabalho recebeu ainda o destaque “Prêmio APM-Liberato – CNPq”.

O Prêmio Assembleia Legislativa é concedido desde 2010 aos estudantes de escolas gaúchas com as três melhores pontuações na Mostratec e garante a Lorenza a possibilidade de apresentação de seu projeto de pesquisa na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2021, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Prêmio APM-Liberato – CNPq permite à estudante participar do Regeneron ISEF 2021 (International Science and Engineering Fair), evento organizado pela Society for Science and the Public (SSP), desde 1950, nos Estados Unidos, com participação de estudantes de 70 países. O professor Franco Soares destaca que a ISEF é a maior feira científica internacional voltada apenas para estudantes pré-universitários e, em função da pandemia, terá sua próxima edição realizada de maneira virtual, entre 9 e 14 de maio de 2021. Apenas nove projetos apresentados na Mostratec 2020 representarão o Brasil na ISEF, ressalta o orientador.

Era inimaginável até mesmo participar da Mostratec. Isso porque, historicamente, os projetos indicados à feira e as premiações feitas eram majoritariamente por projetos relacionados a pesquisas nas áreas de biotecnologia ou engenharia, o que não é meu caso. Então, desenvolver projetos na área das humanidades e receber esse reconhecimento ainda soa irreal, mas exemplifica o quanto o desenvolvimento científico-tecnológico não pode estar separado da reflexão sobre que tipo de sociedade queremos desenvolver por meio da ciência, e a ética está diretamente relacionada a isso. Fico muito feliz pela premiação e agradeço ao meu orientador, Prof. Franco Soares, por ter me convidado a participar de tudo isso, junto com o CNPq e o IFRS por acreditarem na pesquisa.

Lorenza Pabst Botton, estudante do terceiro ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia integrado ao Ensino Médio

Sobre o trabalho “Razão e paixões na moralidade em Hume”

Para Lorenza Botton, a importância de pesquisa está em compreender, a partir de ferramentas teóricas oriundas da filosofia, os processos psicológicos que levam as pessoas a agir da forma que agem e, a partir disso, incentivar o desenvolvimento de um modelo ético baseado nesses processos. A teoria humeana prevê que apenas as emoções podem dar fins às ações, e que a razão apresenta os meios para atingi-las. Com base nisto, um sistema ético não pode ser baseado em princípios exclusivamente racionais, mas deve influenciar o comportamento por meio das emoções. No IFRS, a maior parte dos estudantes têm entre 15 e 22 anos – ou seja, estão em idade formativa. Fomentar o debate entre jovens nessa faixa etária acerca do impacto das nossas emoções na formação do caráter individual e quais são as virtudes que devem ser incentivadas para melhor nos relacionarmos nos ambientes sociais está em consonância com as diretrizes da instituição, que prevê a formação integral dos estudantes, tanto no âmbito do conhecimento técnico-científico quanto no pessoal, explica a discente.

Sobre a Mostratec

É uma feira internacional de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. De acordo com a organização do evento, a Mostratec conta com a participação de 752 projetos de pesquisa: 420 do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 260 do Ensino Fundamental e 72 projetos da Educação Infantil, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

Nesta edição, o Campus obteve espaço para apresentação de dois trabalhos, os quais foram escolhidos dentre os destaques da Mostra Técnico-Científica – MTC 2019.

Representantes do Campus Bento Gonçalves na Mostratec Virtual 2020: