Início do conteúdo

Estande do IFRS atrai visitantes de todas as idades na Mostratec 2023


Delegação do IFRS em frente ao telão principal do evento onde aparece o logo da Mostratec.

IFRS na Mostratec 2023

Pela primeira vez com um estande na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) divulgou os cursos e apresentou projetos que chamaram a atenção dos visitantes do evento. A Mostratec ocorreu na Fenac, em Novo Hamburgo, e esteve aberta ao público de 24 a 26 de outubro de 2023. Além do espaço, mais uma vez estudantes da instituição tiveram projetos finalistas: foram 12 trabalhos dos campi Bento Gonçalves, Feliz, Osório, Rolante e Vacaria nesta 38ª edição da mostra.  O IFRS teve também um projeto expondo como startup, o Revisão Online, do Campus Canoas.

A estimativa da organização é de que passaram pela feira cerca de 40 mil pessoas, inclusive de outros países e estados brasileiros. Carla Beber, de São Leopoldo, visitou a Mostratec na quarta-feira, dia 25 de outubro, acompanhada pelo filho Calidon, de 14 anos, atualmente no 8º ano do ensino fundamental. Ela conta que esteve no espaço para que ele pudesse conhecer diferentes possibilidades para o futuro. Quando foi ao estande do IFRS se interessou por todas os projetos. “A juventude hoje é muito voltada para o digital, queria que ele visse as coisas de forma prática. Gostei muito das experiência que pude vivenciar com o Instituto”.

No local as pessoas conheceram diferentes projetos do IFRS, experimentando na prática, observando e recebendo explicações sobre o funcionamento de cada um deles. Sucesso com o público de todas as idades, o protótipo automotivo da equipe “Drop Team”, do Campus Erechim, atraiu a curiosidade de quem passava pelo local. Os bolsistas do projeto, Felipe Salini e Jonas Sachet, esclareceram dúvidas e contaram sobre o tricampeão de eficiência energética

Caixa de areia do IFRS Campus Caxias do Sul

O vasto público infantil ficou atraído pelas diferentes iniciativas do estande. Crianças e adultos manusearam a areia da caixa de realidade aumentada do “Mundo para os sentidos, sentidos para o mundo”, desenvolvido pelo IFRS Campus Caxias do Sul. Os visitantes simularam diferentes formas de relevo e observaram as bacias hidrográficas e riscos ambientais, recebendo as explicações do bolsista Leonardo May Marinho. 

O projeto “Criação de um laminário para as práticas de ensino” do IFRS Campus Rolante também chamou atenção. A orientadora da ação, a técnica em laboratório Gabriela Sant’anna, observa que, além dos pequenos, notou a curiosidade dos professores: “Eles ficam muito interessados nos modelos de feltro e massa biscuit (para demonstrar conteúdos de biologia como bactérias, vírus e células vegetal e animal) e em fazer parcerias para irmos nas escolas e apresentar os modelos, o que já vem sendo feito”. 

Também estavam em exposição no estande do IFRS o Centro Tecnológico de Acessibilidade; os laboratórios makers Pipa Maker (Bento Gonçalves), WindMaker (Osório), os Fablabs de Porto Alegre e Caxias do Sul; o Programa de Extensão em Práticas Sensoriais (Bento Gonçalves) e a Coordenadoria de Educação a Distância (EaD).

Estudantes apresentam projetos desenvolvidos nos campi

A instituição tem a representação de alunos com projetos finalistas na Mostratec há alguns anos. A estudante Amanda Ribeiro Machado, do IFRS Campus Osório, é um exemplo de quem participou no ano passado e este ano também, porém a maioria estava lá pela primeira vez. Sobre a experiência? Basta conversar um pouco com eles para ouvir que se trata de um sonho. 

Victória durante apresentação de seu projeto

Aluna do primeiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Administração, Victoria Zimmer Gomes, do IFRS Campus Feliz, é bolsista de projeto finalista e admite que se apaixonou por todo processo de pesquisa quando teve a oportunidade de ir para a Febrace no ano passado, enquanto cursava química. “Foi quando descobri que amava participar de feiras e de apresentar o que eu desenvolvo. Quando soube que participaria da Mostratec pela primeira vez fiquei muito feliz, pois é uma experiência muito enriquecedora, simplesmente muda toda a minha perspectiva enquanto estudante”, comemora. 

Ela destaca ainda a oportunidade de encontrar colegas de outros campi e conhecer o trabalho desenvolvido por eles. “Tenho muita gratidão pela minha orientadora e pelo IF por todo suporte dado.” O projeto de Victória chama-se “Reciclagem de vidro laboratorial como matéria-prima na produção de porcelana” e é orientado pela professora Cínthia Gabriely Zimmer.

Vicente apresentando o projeto de pesquisa

O estudante do quarto ano do curso técnico em Multimídia integrado ao ensino médio Vicenti Ciotta Lima, do IFRS Campus Vacaria, conta que é a primeira vez que apresenta o projeto em uma feira de nível internacional. Ele explica que despertou para a pesquisa a partir da disciplina “Projeto de Formação e Integração”. “É uma matéria que tem todos os anos com o objetivo de fazer projetos de pesquisa, então é justamente nesse momento que a gente pode pesquisar sobre o que quiser. Comecei a me interessar em razão dessa disciplina. Iniciei pesquisando sobre redes sociais e neste ano sou bolsista com o projeto ‘Controvérsias sociotécnicas em sala de aula: sentidos sobre inteligência artificial’, orientado pela professora Raquel Folmer Corrêa”.

O próximo passo de Vicenti na área é ir para o Salão do IFRS, em novembro, em Bento Gonçalves, “a expectativa está alta desde o ano passado, porque pelo que meus colegas falam é uma oportunidade e experiência única, estou esperando muito”, finaliza.

Cerimônia de abertura

A 38ª Mostratec foi aberta oficialmente às 14h de terça-feira, 24 de outubro, e contou com autoridades de diferentes instituições. A pró-reitora de Administração do IFRS, Tatiana Weber, representou o instituto na ocasião.

Cerimônia de premiação

Na noite desta sexta-feira, 27 de outubro, será realizada a cerimônia de premiação da Mostratec 2023, no Teatro da Feevale.

Sobre a Mostratec

Realizada de 24 a 26 de outubro de 2023, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, teve apresentação de 785 projetos de estudantes de ensino médio, técnico e fundamental e da educação infantil, de 424 escolas públicas e 251 escolas privadas. Teve representantes de 15 países e 22 estados, além do Distrito Federal. 

Organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, é um dos maiores eventos de ciência e tecnologia da América Latina. Além da Mostra, ocorreram também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

 

Confira imagens do estande do IFRS
Leia também:

IFRS tem estande e 12 trabalhos finalistas na Mostratec 2023

 

Fim do conteúdo