Equipes do IFRS participam da Mostra de Protótipos automotivos no 7º Salão

Tenda inflável com diversas pessoas e protótipos de veículos automotivos.

Quem visitou o Campus Bento Gonçalves nesta sexta-feira, 4 de novembro de 2022, pôde conferir de perto os veículos eficientes das equipes Drop Team, do Campus Erechim; IFEco, do Campus Rio Grande; e Lanceiros Negros, do Campus Farroupilha. Eles participa da Mostra de Protótipos Automotivos, que integra a programação do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS.

Os times montam protótipos veiculares para concorrer na competição Shell Eco-marathon. O objetivo, na pista, é economizar energia (gasolina, etanol ou bateria). O propósito na instituição é o aprimoramento dos alunos, aplicação de conhecimentos, a busca de novas tecnologias, a integração entre os cursos e o desenvolvimento do projeto.

IFeco

Com capacidade para percorrer 225 quilômetros por quilowatt-hora (km/kWh), o carro eficiente da IFeco conquistou o segundo lugar na categoria bateria elétrica na Shell Eco-marathon Brasil 2022, ocorrida em agosto. A equipe é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, técnico em Fabricação Mecânica e em Automação Industrial do Campus Rio Grande. Eles projetaram, construíram e pilotaram o veículo (protótipo automotivo). A equipe é formada por nove estudantes, tem uma capitã (Alice Amaral) e uma piloto Maiara Cariolick.

Segundo os estudantes de Engenharia Mecânica, Cristiano Ferreira e Gabriel Neves, o objetivo do projeto é a integração dos alunos dos cursos do campus e a prática da fabricação.

Tenda inflável com protótipos automotivo IFECO.

Drop Team

O projeto Drop Team, do Campus Erechim, é um protótipo movido a combustão interna – gasolina. O grupo foi campeão da Shell Eco-marathon Brasil nesta categoria nos anos de 2018 e 2019, sendo que em 2019, na edição norte-americana da Shell Eco-marathon, conquistou o terceiro lugar, marcando uma média de 543 quilômetros por litro (km/l).

Para o professor Airton Campanhola Bortoluzzi, coordenador do projeto, a Drop Team é um grande projeto de capacitação, qualificação, integração e aplicação dos conhecimentos dos estudantes, bem como de integração entre os cursos. “A equipe é aberta a todos os alunos do campus. Os estudantes da área da moda desenvolvem desde a capa para o projeto até a roupa do piloto. Os alunos da mecânica desenvolvem o projeto, participam da fabricação, instalação e aprimoramento do protótipo em si”, explica.

O estudante Rafael Mataczinsk Dlugokinski, do curso de Engenharia Mecânica e integrante do Drop Team, trabalha com a propulsão do motor do protótipo, através de uma bancada de teste, e busca melhorar a eficiência. Ele entrou na equipe neste ano de 2022 e conta que fazer parte da equipe proporciona uma experiência prática do que é visto no curso. “Como é um trabalho em equipe, em que dependemos uns dos outros, aprendemos a trabalhar juntos, e isso é um diferencial que as empresas buscam em seus profissionais”, comenta.

Tenda inflável com o protótipo automotivo Drop Team.

Lanceiros Negros

O protótipo da equipe Lanceiros Negros, do Campus Farroupilha, é movido a etanol. O grupo também participou da Shell Eco-marathon Brasil no ano de 2019 e conquistou o segundo lugar na categoria com uma das melhores médias 424,7 quilômetros por litro (Km/l).  O protótipo de Farroupilha foi o terceiro veículo a combustão mais eficiente da América Latina.

Júlia Verônica Bueno, pilota do protótipo e estudante do 3º ano do curso técnico de Eletromêcanica Integrado ao Ensino Médio, comenta que as atividades do grupo retornaram na metade deste ano de 2022, depois de um tempo paradas. O sonho dela é trazer o primeiro lugar da Shell Eco-Marathon 2023. O projeto do campus tem o objetivo de integrar os alunos do ensinos médio e superior e reunir a prática com a teoria no desenvolvimento das habilidades.

Estudantes sobre protótipo de veículo automotivo.

Fotos: Nicolas Boeira e Mariana Quiroz