Equipe do Campus Canoas do IFRS conquista o 1º lugar em Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

A medalha de ouro da XVII Jornada de Foguetes, evento nacional ocorrido este ano em Barra do Piraí (RJ), foi conquistada por uma equipe de estudantes do Campus Canoas do IFRS. Foram 45 equipes de Ensino Médio participantes, sendo a do Campus Canoas a única do Rio Grande do Sul. A equipe conseguiu o primeiro lugar. O evento ocorreu entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.

Deivis Felipe Fagundes, Luiz Henrique Lago e Marco Diovany, todos do 3º ano do curso Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio, compuseram a equipe coordenada pelo professor de Física Érico Kemper. Os participantes tiveram a oportunidade de ter atividade no planetário móvel, oficinas e palestras de tecnologia de foguetes, oficina de construção de minifoguetes com combustível sólido, apresentação das equipes sobre a construção do seu foguete, sua base de lançamento e suas técnicas de lançamento. Os alunos do Campus Canoas receberam, como prêmio, um DVD do filme “Os Eleitos”.

Todas as equipes tiveram a oportunidade de lançar dois foguetes. Os estudantes do Campus Canoas fizeram o lançamento de um foguete de garrafas pet simples no primeiro dia e um de dois estágios no segundo dia. O lançamento do foguete simples obteve um alcance considerado excepcional, de 277 metros. Este rendeu o troféu de campeão e medalha de ouro, pois conseguiram o segundo maior alcance da Jornada nesses lançamentos. O foguete de dois estágios, o único desse tipo lançado na Jornada, foi um sucesso. O segundo estágio foi disparado com o conjunto estando à altura de cerca de 10 metros do chão, conseguindo um alcance de 193 metros. Este lançamento rendeu muitos aplausos, comentários e questionamentos dos participantes à equipe que o desenvolveu.

Para participar da Jornada de Foguetes as equipes devem ser convidadas por meio de carta devido aos grandes alcances conseguidos durante a Mostra Brasileira de Foguetes. A Mostra é um evento nacional.

Texto: Comunicação do Campus Canoas do IFRS