Início do conteúdo

Documentos


logo do SiBIFRS

Regimento Interno do SIBIFRS

Documento que normatiza o Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS). Organizado para parametrizar organização, finalidades e competências do Sistema de Bibliotecas, Comissão de Representantes de Bibliotecas (COREB), Coordenação Geral, bibliotecas que integram o SIBIFRS, recursos humanos vinculados às bibliotecas como bibliotecários e servidores de apoio, estrutura administrativa e física das Bibliotecas e Comissões de Estudos e Trabalhos Temáticos – CETTs. O Documento também aborda o acesso às Bibliotecas, usuários, empréstimo domiciliar, renovações e reservas além das disposições finais.  

Política de Desenvolvimento de Coleções do SIBIFRS

Documento que tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes visando à padronização dos processos que envolvem a formação e o desenvolvimento das coleções das bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas do IFRS – SIBIFRS. 

Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos (2.ed., rev. e atual., 2024)

Este manual tem a finalidade de subsidiar a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no que se refere ao desenvolvimento e à estruturação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas vigentes.

Plano de Contingência do Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS)

O Pano de Contingência trata de situações eventuais e/ou emergenciais que possam comprometer a segurança de pessoas, instalações, patrimônio e o funcionamento regular das bibliotecas do IFRS. Tem caráter estratégico e preventivo, ao antecipar possíveis ocorrências, e também reativo/operativo, ao definir procedimentos para sua contenção, controle e mitigação de impactos. O objetivo é garantir o acesso contínuo aos serviços e aos acervos, físico e digital, mesmo em cenários adversos.

IN Proen Nº 02/2023 – Dispõe sobre as normas para aplicação de penalidades aos usuários do Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Documento que normatiza a aplicação de penalidades aos usuários do Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), nos casos de atraso ou extravio de obras.

IN Proen Nº 03/2023 – Estabelece normas para a apresentação da declaração de “nada consta” emitida pelo Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS).

Documento que estabelece as normas para a apresentação da declaração de “nada consta” emitida pelo Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS).

 

Termo de Doação [Termo de Doação Pessoa Física ou Jurídica]

As bibliotecas do IFRS recebem apenas materiais em bom estado de conservação e que estejam de acordo com as mais recentes regras ortográficas, reservando-se ao direito de não incorporar a seus acervos as obras doadas, caso não sejam atendidos os critérios de seleção.

Para a doação de livros impressos o doador deverá assinar o termo de doação para ciência de que a biblioteca poderá incorporar ou não o  material ao acervo, descartando-o ou dando outro destino, quando o material não atender aos requisitos definidos na Política e Desenvolvimento de Coleções do SIBIFRS.

Última atualização em 26/05/2025

Fim do conteúdo