Documentos
Documento que normatiza o Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS). Organizado para parametrizar organização, finalidades e competências do Sistema de Bibliotecas, Comissão de Representantes de Bibliotecas (COREB), Coordenação Geral, bibliotecas que integram o SIBIFRS, recursos humanos vinculados às bibliotecas como bibliotecários e servidores de apoio, estrutura administrativa e física das Bibliotecas e Comissões de Estudos e Trabalhos Temáticos – CETTs. O Documento também aborda o acesso às Bibliotecas, usuários, empréstimo domiciliar, renovações e reservas além das disposições finais.
Política de Desenvolvimento de Coleções do SIBIFRS
Documento que tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes visando à padronização dos processos que envolvem a formação e o desenvolvimento das coleções das bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas do IFRS – SIBIFRS.
Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos (2.ed., rev. e atual., 2024)
Este manual tem a finalidade de subsidiar a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no que se refere ao desenvolvimento e à estruturação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas vigentes.
Plano de Contingência do Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS)
O Pano de Contingência trata de situações eventuais e/ou emergenciais que possam comprometer a segurança de pessoas, instalações, patrimônio e o funcionamento regular das bibliotecas do IFRS. Tem caráter estratégico e preventivo, ao antecipar possíveis ocorrências, e também reativo/operativo, ao definir procedimentos para sua contenção, controle e mitigação de impactos. O objetivo é garantir o acesso contínuo aos serviços e aos acervos, físico e digital, mesmo em cenários adversos.
Documento que normatiza a aplicação de penalidades aos usuários do Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), nos casos de atraso ou extravio de obras.
Documento que estabelece as normas para a apresentação da declaração de “nada consta” emitida pelo Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS).
Termo de Doação [Termo de Doação Pessoa Física ou Jurídica]
As bibliotecas do IFRS recebem apenas materiais em bom estado de conservação e que estejam de acordo com as mais recentes regras ortográficas, reservando-se ao direito de não incorporar a seus acervos as obras doadas, caso não sejam atendidos os critérios de seleção.
Para a doação de livros impressos o doador deverá assinar o termo de doação para ciência de que a biblioteca poderá incorporar ou não o material ao acervo, descartando-o ou dando outro destino, quando o material não atender aos requisitos definidos na Política e Desenvolvimento de Coleções do SIBIFRS.