Eficiência em equipe e na pista

Uma semente foi plantada nos estudantes do IFRS que integram a equipe Drop Team e está crescendo – e não se trata do carro ultra eficiente e multipremiado desenvolvido pelo grupo. A fala é do professor coordenador do projeto Drop Team, Airton Campanhola Bortoluzzi, que se refere ao amadurecimento dos alunos, todos do curso de Engenharia Mecânica do Campus Erechim. Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, a equipe participou de uma entrevista coletiva de imprensa e de um bate-papo com alunos e servidores do Campus, para contar a experiência. A atividade foi aberta com uma fala do diretor-geral do campus, Eduardo Predebon.

A experiência de fazer parte do projeto de pesquisa, hoje com 14 estudantes e dois docentes, vem proporcionando uma série de aprendizados para além dos conteúdos técnicos da área. Entre eles: trabalhar em equipe, dedicar-se para atingir um objetivo, usar a criatividade para extrair o melhor dos recursos disponíveis, sair em busca de capital para concretizar as ideias. Juntos, eles também resolvem problemas, encaram frustrações, se desentendem, mas sabem que cada um é importante para a equipe e para o projeto. “O principal objetivo é a capacitação. Trabalhamos para as pessoas desenvolverem-se pessoal e profissionalmente; o carro é a consequência”, destacou o professor Airton.

Agora, o grupo tem ainda mais uma responsabilidade: a projeção social. O protótipo de veículo desenvolvido pelos alunos alcançou a marca de 543 km por litro de gasolina e chegou ao terceiro lugar na Shell Eco-marathon das Américas 2019, realizada nos Estados Unidos de 3 a 6 de abril de 2019. A competição teve cem veículos participantes de oito países, desenvolvidos por mais de mil estudantes de países das Américas do Norte, Central e do Sul. Com a conquista, os alunos do Campus Erechim foram entrevistados por veículos de imprensa nos Estados Unidos e no Brasil.

A partir dessa visibilidade, passaram a ser reconhecidos na rua como a equipe do “carrinho que anda mais de 500km com um litro de gasolina” e começam a inspirar outros jovens. Estudantes de instituição pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul, distante do acesso a alguns materiais que estão disponíveis facilmente para equipes de países mais desenvolvidos, eles provaram que a dedicação, a criatividade e o trabalho em equipe podem superar muitos obstáculos.

“Tínhamos receio, pois havia equipes de grandes universidades. Mas tivemos uma ótima sensação: somos tão capacitados quanto aqueles estudantes de grandes universidades dos Estados Unidos ou do Canadá. O protótipo foi muito elogiado pelos avaliadores”, observou Gabriel Salini, que, além de cuidar do motor do veículo, foi escolhido como o “capitão” da equipe. E esse é outro fator que chama a atenção na atuação do grupo: a organização. Eles se dividem por áreas e buscam conhecimentos que vão além dos conteúdos técnicos de engenharia mecânica: desenvolvimento pessoal, inglês, gestão, marketing.

Apesar de todo o envolvimento, ainda sobra tempo para promoverem campanhas sociais: o Drop Team arrecada alimentos para doar a instituições de caridade. A meta é atingir, em quilos de alimentos, a média dos quilômetros por litro de gasolina do protótipo que desenvolveram. São mais de meia tonelada de mantimentos para serem arrecadados e doados.

Depois da conquista da Shell Eco-marathon Americas, o projeto terá andamento com novos objetivos, entre eles seguir melhorando a média de eficiência energética e se organizar ainda mais como equipe, buscando uma integração com estudantes e professores de outros cursos do Campus Erechim que poderão aprimorar as áreas de marketing, gestão e logística do projeto.

Saiba mais:

> A Shell Eco-marathon Americas é a maior competição de eficiência energética do mundo. Desafia estudantes a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia.

> A edição de 2019 ocorreu em Sonoma, Califórnia (EUA), entre os dias 3 e 6 de abril, e contou com a participação de cem equipes de estudantes de países da América do Norte, América Central e América do Sul.

> Em 2018, protótipo desenvolvido pela Drop Team participou da competição nacional da Shell Eco-marathon e atingiu 424,9 km/L, recebendo o título de carro mais eficiente da América Latina na categoria gasolina e classificando-se para a etapa internacional deste ano, na qual conquistou a terceira colocação.

> Na edição de 2017, o grupo fez 240,3 quilômetros por litro de gasolina na competição Shell Eco-marathon realizada no Brasil, o que garantiu o terceiro lugar na competição e o título de carro mais eficiente do Rio Grande do Sul.

> Já em 2016, primeiro ano de participação da Drop Team na competição nacional, o protótipo não conseguiu completar o percurso. E essa frustração foi o “combustível” para que o grupo se empenhasse ainda mais, realizasse melhorias no protótipo e conquistasse uma trajetória com resultados crescentes no evento.

Integram a equipe Drop Team os acadêmicos: Alysson Lucas de Souza, Diego Biazin da Silva, Gabriel Salini, Guilherme dos Santos, Igor Andretta Martins, Izequiel Balsanelo, Jean Carlos Jacuboski, Jean Marcos Radeski Sopshuk, Leandro Blos, Matheus Pedro Confortin, Thales Ruan Piovezan, Eduardo Wichnovski, Iuri Calderan Zaparoli e Lucas Boniatti Neves, além de docentes e técnicos administrativos do campus.

O grupo conta com apoio institucional e também patrocínio de empresas de Erechim. Saiba mais na página do projeto no Facebook.

Confira imagens da entrevista coletiva e bate-papo com a comunidade acadêmica do Campus Erechim

Matérias relacionadas:

No Facebook IFRSOficial: