IFRS participa de desafios automobilísticos

Nem tanto pela velocidade e adrenalina, a missão aqui é aliar teoria à prática e testar eficiência e resistência. Neste mês de outubro de 2018, os campi do IFRS de Erechim e Rio Grande participaram da edição brasileira Shell Eco-marathon. E teve conquista de primeiro lugar. Já o Campus Farroupilha participou do Baja Sul.

Shell Eco-marathon

Percorrer longas distâncias consumindo a menor quantidade de combustível possível: esse é o desafio dos futuros engenheiros brasileiros e do exterior que se reúnem anualmente na maior competição de eficiência energética da America Latina, a Shell Eco-marathon. Na edição deste ano, que ocorreu entre os dias 8 e 11 de outubro, no Rio de Janeiro, os estudantes testaram seus veículos e competiram em três categorias: gasolina, etanol e bateria elétrica.

A equipe Drop Team, formada por estudantes do curso de Engenharia Mecânica do Campus Erechim, conquistou o primeiro lugar entre os 19 competidores da categoria de combustão interna a gasolina. O veículo projetado pelo grupo percorreu 424,9 quilômetros com apenas um litro de combustível, sendo o mais eficiente do país neste ano.

Na edição do ano anterior, a equipe de Erechim fez 240,3 quilômetros por litro de gasolina, o que garantiu o terceiro lugar na competição e o título de carro mais eficiente do Rio Grande do Sul. “Acredito que o fator determinante para atingir a marca (neste ano) foi o trabalho da equipe para garantir o melhor alinhamento possível e reduzir o atrito na rolagem. Foram realizadas melhorias nos sistemas, especialmente no de transmissão”, conta o professor e coordenador do projeto, Airton Campanhola Bortoluzzi. O aperfeiçoamento do veículo realizado pela equipe representou uma evolução de superior a 75% em relação ao desempenho energético de 2017.

Com a conquista do primeiro lugar, a equipe recebeu como prêmio a quantia de R$ 20 mil reais, que deverá auxiliar sua participação na edição da competição nos Estados Unidos, em 2019.

A equipe IFeco, de Rio Grande, participou da competição em 2016 e neste ano na categoria elétrica. Embora o veículo tenha apresentado problema no controlador e não ter entrado na pista para competir, de acordo com Serguei Nogueira da Silva, professor e coordenador da equipe, o aprendizado foi o ganho para a IFeco: “o trabalho de engenharia que o pessoal desenvolveu, desde da elaboração teórica à fabricação de peças no campus, foi um crescimento muito grande. Alcançamos nossos objetivos: reestruturamos nossa equipe neste ano, montamos um carro leve, fomos lá, trocamos ideias com outras equipes.”

O time rio-grandino é formado por alunos da Engenharia Mecânica e do Técnico em Fabricação Mecânica. A expectativa é participar da etapa regional em Joinville, em 2019.

Baja Sul

De 12 a 14 de outubro, ocorreu o 16º Baja SAE Brasil – Etapa Sul, em Pato Branco-PR. O Campus Farroupilha, com a equipe Baja Lanceiros Negros, participou do desafio com um veículo construído por alunos da Engenharia Mecânica e da Engenharia de Controle e Automação, coordenados pelo docente Carlos Eduardo Avelleda. De 22 equipes participantes, a do IFRS ficou em 11º lugar na classificação geral. As etapas, todas eliminatórias, envolveram apresentações teóricas da montagem, marketing do veículo, vistorias dos itens de construção e de segurança, entre outras. Na fase mais complexa, um enduro de três horas de resistência, seis carros completaram a última volta, incluindo o veículo farroupilhense.

“Foi nossa primeira participação num evento desta magnitude. Foi um início difícil, porque desenvolvemos o carro a partir do zero, conseguindo alguns materiais por patrocínio, mas com praticamente 95% dos componentes mecânicos produzidos nos laboratórios do próprio campus pelos alunos. Foram finais de semana, feriados e noites passadas em claro. Estamos com este projeto desde abril, mas o desejo de participar já vinha há cinco anos”, explica o professor.

A expectativa da equipe é participar do evento nacional em fevereiro de 2019, em São José dos Campos-SP, e do 17º Baja Regional SAE Brasil – Etapa Sul. O evento é organizado pela Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE).

[Texto: Nícholas Fonseca (Reitoria) e João Faxina (Campus Erechim) / Fotos: Arquivos das equipes]