Início do conteúdo

Divulgados os locais de prova do Processo Seletivo de Estudantes 2022/1


Haverá prova presencial apenas para os candidatos inscritos nos cursos  técnicos integrados ao Ensino Médio dos campi Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Rio Grande, Sertão, Vacaria e Veranópolis 

 

Esta informação é importante para os candidatos inscritos para os cursos  técnicos integrados ao Ensino Médio dos campi Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Rio Grande, Sertão, Vacaria e Veranópolis do IFRS neste Processo Seletivo de estudantes 2022/1. Estão divulgados a relação dos locais de prova e os endereços dos locais de prova. As listas podem ser conferidas no site de ingresso, em “Últimas publicações”. As provas ocorrerão no dia 5 de dezembro de 2021, um domingo.

Observação: os candidatos do Campus Rio Grande devem procurar seu nome em uma das duas listas: Furg Pavilhão 1; e Furg Pavilhão 3

 

📍 Sobre a prova

A prova (exame de seleção) terá início às 9h15min, horário de Brasília, e duração de três horas. O candidato inscrito deverá comparecer ao local de provas por volta das 8h (1h15min antes do horário de início do exame), portando o seu documento de identificação com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. Estas informações e orientações constam no edital. É importante que o candidato leia o edital com atenção.

 

📍 Candidato com Covid-19

O candidato que estiver em isolamento domiciliar devido à Covid-19 deverá enviar solicitação de participação na reaplicação da prova (exame de seleção). A solicitação deverá ser enviada de 26 de novembro a 6 de dezembro de 2021, via e-mail, juntamente com a cópia da Prescrição ou Declaração de Isolamento Domiciliar contendo assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente. Informações completas no item 8 do edital. 

 

📍 Sobre o site ingresso.ifrs.edu.br

No site do Processo Seletivo (PS) 2022 do IFRS, os candidatos podem conferir os editais do Processo Seletivo, que devem ser lidos com atenção. Há também uma lista com Perguntas Frequentes na capa do site, além de mais informações sobre cotas e verificação étnico-racial. Os candidatos podem seguir acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br para saber as novidades do Processo Seletivo. 

 

📝 Fique atento às próximas datas importantes referentes às provas do Processo Seletivo:

05 de dezembro de 2021 (domingo) – Aplicação da prova presencial para os candidatos inscritos para os cursos  técnicos integrados ao Ensino Médio dos campi Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Rio Grande, Sertão, Vacaria e Veranópolis do IFRS. É preciso chegar ao local de prova por volta das 8h da manhã.

06 de dezembro de 2021 (segunda-feira) – Divulgação do gabarito preliminar das provas.

06 a 07 de dezembro de 2021 (segunda e terça-feira) – Período para apresentar recursos quanto ao gabarito das provas, pelo e-mail [email protected].

13 de dezembro de 2021 (segunda-feira) – Divulgação da lista dos candidatos que realizarão a reaplicação da prova por terem comprovado o isolamento domiciliar na data da primeira aplicação da prova.

14 de dezembro de 2021 (terça-feira) – Divulgação do gabarito definitivo das provas aplicadas em 5 de dezembro.

19 de dezembro de 2021 (domingo) – Reaplicação da prova para os candidatos que comprovaram o isolamento domiciliar na data da primeira aplicação da prova.

 

📍 Sobre o formato do Processo Seletivo 2022/1

Neste ano, foram definidas adaptações no formato da seleção dos candidatos. Confira como será o Processo Seletivo 2022/1 do IFRS:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (são os que permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, voltados para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Fundamental) – a seleção ocorrerá de duas formas diferentes, por prova ou sorteio, dependendo do campus de interesse:

> Serão aplicadas provas presenciais de seleção para os cursos técnicos integrados dos campi Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Rio Grande, Sertão, Vacaria e Veranópolis. Os conteúdos programáticos das provas podem ser consultados no Anexo II do Edital dos cursos técnicos integrados (Edital nº 77/2021, disponível no site ingresso.ifrs.edu.br).

> E haverá sorteios entre os candidatos inscritos para os cursos técnicos integrados dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Ibirubá, Osório, Restinga (Porto Alegre), Rolante e Viamão.

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo e são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – a seleção para todas as vagas será por sorteios públicos entre os inscritos.

Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio (dão a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino) – a seleção será por sorteios públicos entre os candidatos inscritos.

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. A outra metade das vagas será ocupada a partir de sorteios públicos entre os candidatos que selecionarem a opção “sorteio” na inscrição. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do Enem e sorteio – basta escolher essa opção no momento da inscrição.

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021.

Fim do conteúdo