Divulgada a lista de candidatos que vão participar do Processo Seletivo Complementar 2021

Está divulgada no site de ingresso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a relação de candidatos que tiveram as inscrições confirmadas para participar (inscrições homologadas) do Processo Seletivo Complementar de novos estudantes, para ingresso ainda neste ano de 2021. Vale lembrar que essa é a lista de candidatos que vão participar da seleção.

O sorteio entre os candidatos inscritos para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e para a metade das vagas dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio ocorrerá na próxima quinta-feira, 19 de agosto de 2021.

No dia 23 de agosto será divulgada a lista de candidatos classificados para realizarem a pré-matrícula, bem como as orientações dessa etapa. As pré-matrículas serão feitas de forma on-line.

Confira aqui o cronograma completo. Todas as orientações são publicadas no site de ingresso

Sobre o PS Complementar 2021

• Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.
  • Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público entre os candidatos inscritos.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, o candidato optou se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.
  • Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

O IFRS está ofertando aproximadamente 600 vagas para cursos técnicos integrados e subsequentes, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e superiores de graduação nos campi Erechim, Porto Alegre, Restinga (Poa), Vacaria e Viamão.

Vale lembrar que todos os cursos ofertados pelo IFRS são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente pelos campi. O candidato deve consultar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para acompanhar essa e outras informações.

* Sobre os campi: Cinco campi do IFRS participarão deste Processo Seletivo de estudantes. São eles:  Campus Erechim, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Vacaria e Campus Viamão.

> Para mais informações, os interessados podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais, como o site ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais.