Início do conteúdo

Cursos EaD do IFRS passam de 15 mil estudantes matriculados


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) comemorou no último domingo, 5 de agosto,  a marca de 15 mil alunos matriculados nos 22 cursos de Educação a Distância (EaD) do IFRS. São estudantes de diferentes municípios do Rio Grande do Sul, de vários estados brasileiros e também de outros países, como Japão, França, Canadá, Estados Unidos, entre outros. As idades variam entre 10 e 70 anos. Nesta quinta-feira, 9 de agosto, este número chegou aos 15.550. 

Os cursos são de extensão, totalmente gratuitos, com aulas online abertas à participação de qualquer interessado. O aluno recebe certificado, e as cargas-horárias vão de 4 a 40 horas. Atualmente, há opções nas áreas de ciências exatas e aplicadas, educação, idiomas, informática, geral e o Pré-IFRS (de preparação para o processo seletivo de ingresso de estudantes na instituição). As inscrições também são feitas online, no site ead.ifrs.edu.br

A oferta de cursos EaD no IFRS fechou um ano no mês de março de 2018, e o projeto vem se consolidando. A coordenadora de EaD do IFRS, Júlia Marques Carvalho da Silva, destaca que a educação a distância elimina barreiras geográficas e temporais no acesso a oportunidades de qualificação. “Além disso, os estudantes podem conhecer nossa instituição e serve de estímulo para que voltem e continuem a estudar, de qualquer tempo e lugar. Como diferencial está a certificação, necessária em muitas progressões funcionais e como horas complementares de cursos de graduação”, complementa Júlia.

Conforme pesquisa realizada com alunos de EaD do IFRS em 2017, 93% avaliaram o curso realizado como “muito bom ou bom” e 99% afirmaram ter a intenção de realizar outros cursos na instituição.

Mais informações podem ser encontradas no site ead.ifrs.edu.br.

Fim do conteúdo