Cursos a distância de Ambiente e Saúde são ofertados pelo IFRS

Gostaria de fazer um curso de curta duração totalmente gratuito na área de Ambiente e Saúde? Então, aproveite essa oportunidade que o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece! São sete cursos, com aulas abertas a todos os interessados (não é necessário ser estudante do IFRS) e realizadas em ambiente virtual. Não há encontros presenciais ou com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso quando tiver disponibilidade. Ao término, é concedido certificado para os aprovados.

Os interessados podem se inscrever até 30 de junho. A partir da inscrição, já podem iniciar o curso, que deve ser concluído até dia 31 de julho de 2021. Mais informações de como funcionam as aulas podem ser obtidas no site ead.ifrs.edu.br. As cargas horárias variam de 30 a 60 horas e é permitido realizar mais de um curso simultaneamente.

Conheça os cursos de Ambiente e saúde ofertados pelo IFRS:

• Biologia

Conteúdo: conceitos iniciais, ecologia, célula, corpo humano

Carga-horária: 40 horas

Público-alvo: estudantes do ensino médio

• Coronavírus: conceitos e cuidados

Conteúdo: Coronavírus: conceitos e cuidados; saúde mental em tempos de pandemia

Carga-horária: 30 horas

Público-alvo: profissionais de saúde e atores sociais das comunidades (agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares, líderes comunitários etc)

• Epidemioloia

Conteúdo: políticas de saúde no Brasil e definições; vigilância e investigação epidemiológica; saúde e trabalho; indicadores da saúde e segurança do trabalho

Carga-horária: 40 horas

Público-alvo: estudantes ou profissionais da área da saúde

• Gerenciamento de Resíduos

Conteúdo: conceitos; industrial; saúde; legislação; tópicos especiais; gestão

Carga-horária: 60 horas

Público-alvo: estudantes da área de meio ambiente

• Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde

Descrição do Curso: a evolução dos primeiros socorros; atribuições do profissional de saúde no suporte básico à vida; definição de urgência e emergência; os principais atendimentos na emergência

Público-alvo: profissionais de saúde

• Psicologia Aplicada à Reabilitação

Conteúdo: drogas; álcool e cigarro; emagrecedores, ansiolíticos e soníferos; dependências; dependente; prevenção e terapia

Carga-horária: 40 horas

Público-alvo: estudantes do ensino superior

• Saúde Ocupacional

Conteúdo: introdução à saúde ocupacional; riscos físicos; riscos químicos; riscos biológicos e ergonômicos; controle médico de saúde ocupacional.

Carga-horária: 30 horas

Público-alvo: profissionais de saúde

▶️ O IFRS oferta outros cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) que estão com inscrições abertas. As cargas-horárias vão de 4 a 90 horas. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente.

Sobre as inscrições

As inscrições para os cursos EaD do IFRS são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos mínimos.

Sobre o certificado

O certificado é emitido digitalmente pelo próprio estudante quando aprovado no curso.

Saiba mais:

Todas as opções e mais informações estão disponíveis no ambiente virtual Moodle.

Ao todo, são 150 cursos oferecidos na plataforma do IFRS, nas áreas de: Ambiente e Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Educação; Educação a Distância; Gestão e Negócios; Idiomas, Língua e Literatura; Informática; Pré-IFRS: Preparatório para as Provas de Ingresso no IFRS; Produção Alimentícia; Recursos Naturais; Turismo e Hospitalidade. Novos estudantes podem se inscrever nos cursos até 30 de junho de 2021. As inscrições e o ambiente dos cursos virtuais estão em: moodle.ifrs.edu.br.