Curso de Horticultor Orgânico qualificou apenados

Estudantes participando de aula em sala de aula.

O Curso de Qualificação Profissional em Horticultor Orgânico ministrado na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves foi concluído na segunda-feira, dia 12 de dezembro.

Na ocasião, foram entregues os certificados aos estudantes que concluíram o Curso. Após uma visita à horta, onde as aulas práticas foram realizadas, concluintes, professores e convidados participaram de uma confraternização que contou também com a participação do Diretor do Campus, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, da Pró-reitora Adjunta de Ensino, Larissa Buco Brandeli, da Coordenadora do Curso, Andressa Comiotto, e de autoridades da Justiça, da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e do Conselho da Comunidade na Execução Penal, parceiros do projeto.

A professora Andressa Comiotto avalia os resultados do projeto de forma positiva. Ela explica que foram selecionados 30 estudantes. Desses, nove receberam liberdade durante o tempo de realização do Curso e houve somente uma desistência. Os 20 que concluíram puderam aprender a trabalhar com horticultura orgânica como forma de ocupação laboral no presídio, remissão da pena e aprender um ofício para utilização quando estiverem em liberdade.

Gestores do IFRS, da Susepe, da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do Conselho da Comunidade na Execução Penal e da Vara de Execuções Criminais de Bento Gonçalves em foto. Desenvolvido em parceria com a Susepe, com a 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o Conselho da Comunidade na Execução Penal e com a Vara de Execuções Criminais de Bento Gonçalves, o Curso foi realizado no âmbito do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA/EPT), do Ministério da Educação (MEC). Esse Programa, instituído em dezembro de 2021, tem como principal objetivo fomentar a oferta EJA integrada à Educação Profissional, articulando municípios, estados e Rede Federal.