Curso de Horticultor Orgânico na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves iniciará em julho

Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 22, à tarde, foram definidos os últimos detalhes sobre a oferta do curso de qualificação profissional Horticultor Orgânico previsto para iniciar no próximo mês, na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves.

Na ocasião, o Diretor do Campus Bento Gonçalves do IFRS, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, e a Coordenadora do Curso, professora Andressa Comiotto, receberam o agente penitenciário Cristiano Cogo Bertolo, que está respondendo pela direção da Penitenciária, a assistente social Jaqueline Vincenzi e a Diretora da Escola da Penitenciária, professora Cátia Fiorini, da 16ª Coordenadoria Regional de Educação.

Tendo como entes parceiros do Campus o Conselho da Comunidade na Execução Penal, a Comarca de Bento Gonçalves, a 16ª Coordenadoria Regional de Educação e a Superintendência dos Serviços Penitenciários, o curso será ofertado a 25 estudantes da Escola Estadual de Ensino de Jovens e Adultos da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, devendo iniciar na segunda quinzena de julho e encerrar em dezembro de 2022, totalizando 200 horas de carga horária.

A professora Andressa Comiotto explica que, dessa forma, atenderemos a uma demanda dos próprios estudantes, oferecendo uma oportunidade de aprendizado na área rural e uma ocupação enquanto estão cumprindo a pena, oportunizando uma qualificação para atividade que pode ser exercida posteriormente.

O Diretor do Campus destaca que essa é uma demanda antiga, desde a construção do presídio, que tem como proposta a ressocialização e reinserção dos apenados no mercado de trabalho. O curso estava previsto para iniciar um pouco antes da pandemia, mas teve que ser adiado à época devido ao contexto desse período. Em breve, será assinado o Termo de Colaboração com a Secretaria de Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo do RS, informa o professor Rodrigo Monteiro.