Curso de Engenharia Metalúrgica recebe nota máxima em avaliação do MEC

Foto de estudante com equipamento de segurança manuseando equipamentos eletrônicos. Logo abaixo texto: 5 estrelas. Engenharia Mecânica do Campus Caxias do Sul é nota máxima em avaliação do MEC.

A Engenharia Metalúrgica do Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou nota máxima  – conceito 5 – na avaliação de reconhecimento de curso realizada pelo Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai de 0 a 5. A divulgação ocorreu nesta terça-feira, 20 de dezembro de 2022. O curso é ofertado gratuitamente no campus no turno da noite e atualmente tem cerca de 170 estudantes.

Os avaliadores destacaram o compromisso da instituição “com a qualidade de ensino, a constante busca de aprimoramento das práticas pedagógicas e do planejamento de ensino em busca da construção de um curso promissor”.

Na avaliação, é considerada a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura disponíveis para o curso. Uma comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) analisa documentos como o projeto pedagógico, o currículo dos professores, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), relatórios da Autoavaliação Institucional, e também conversa com gestores, docentes e alunos.

Sobre o curso

O curso é o único no município de Caxias do Sul e o primeiro do Brasil a ser realizado no turno da noite. Ofertado desde 2017, teve origem a partir de uma pesquisa de demanda realizada com a comunidade. O perfil do egresso e o perfil do curso foram pensados com foco no atendimento do Arranjo Produtivo Local de Caxias do Sul, que é essencialmente metalmecânico.

A coordenadora, professora Fabiana Lopes da Silva, destaca que a maioria dos estudantes já atua em empresas da região. “O curso foi pensado para aproveitar a potencialidade local e do campus, tanto em termos de infraestrutura quanto em capacitação docente, uma vez que já tínhamos outro curso superior na área, o de Tecnologia em Processos Metalúrgicos (o qual continua sendo ofertado)”, complementa.

Saiba mais na página do curso de Engenharia Metalúrgica do Campus Caxias do Sul

As engenharias do Campus Caxias do Sul

O Campus Caxias do Sul do IFRS oferta duas engenharias. A outra é Engenharia de Produção, que também obteve conceito máximo, divulgado em maio deste ano de 2022 pelo MEC.

Todos os cursos do IFRS são gratuitos. O ingresso de estudantes ocorre por meio de um processo seletivo, que ocorre duas vezes por ano. Os estudantes precisam se inscrever e participar de uma prova ou usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.