Curso de Engenharia de Produção recebe nota máxima na avaliação do Inep/MEC

O curso de Engenharia de Produção do IFRS – Campus Caxias do Sul recebeu nota máxima (5) na avaliação de reconhecimento de curso pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2022. Os avaliadores do Inep/MEC analisam três grandes dimensões relacionadas à Organização Didático-pedagógica, ao Corpo Docente e à Infraestrutura oferecida aos estudantes e utilizada nos processos de Ensino, Pesquisa e Extensão. São dezenas de indicadores que permitem uma análise detalhada e completa da qualidade do curso. Durante a avaliação, a comissão de avaliadores do Inep/MEC conheceu as instalações físicas do campus, analisou uma série de documentos, como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios de Autoavaliação Institucional, os projetos de Ensino, de Pesquisa e Extensão no âmbito do curso. Além disso, realizou diversas reuniões com os gestores, coordenação do curso, docentes, técnicos-administrativos e discentes.

“O nosso campus comemora com imensa alegria esta extraordinária conquista. Parabenizamos a todos os envolvidos neste processo. A atribuição do conceito 5, nota máxima, ao Curso de Engenharia de Produção reafirma o compromisso de todos os profissionais do IFRS – Campus Caxias do Sul com o Ensino Público, Gratuito e de Qualidade”,  destacou o Diretor-Geral do Campus Caxias do Sul, Professor Jeferson Fachinetto.

O Diretor de Ensino, Professor Eder Oliveira, ressaltou a importância desta avaliação:

“A avaliação de reconhecimento de curso é um momento importante de construção da instituição. Este conceito 5 do curso de Engenharia de Produção é o reconhecimento da dedicação de todo o corpo docente e de técnicos-administrativos que exercem um trabalho qualificado diariamente. A comunidade do Campus Caxias do Sul está de parabéns! Celebramos este momento, pois é uma conquista de todos!

O Coordenador do curso de Engenharia de Produção, Professor Felipe Medeiros, também ressaltou a importância e parabenizou a todos:

“Nossos agradecimentos a todo o corpo docente e técnico atuantes no curso, pelo empenho em garantir a excelência nos processos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Agradecimentos especiais àqueles que, lá em 2017, levaram a bom termo a criação do curso e que permanecem ainda hoje prestando sua contribuição para o engrandecimento do ensino e da profissão de Engenharia de Produção. Nosso mais sincero agradecimento e reconhecimento ao corpo discente, qualificado, dedicado e que contribui ativamente para o aperfeiçoamento e à modernização dos processos de ensino, agora reconhecidos como de excelência na Engenharia de Produção do Campus Caxias do Sul! Que o futuro da Engenharia no IFRS seja ainda mais moderno, qualificado e dedicado a atender os anseios da sociedade brasileira por uma educação inovadora, inclusiva e transformadora da realidade!”