Início do conteúdo

Segurança do trabalho

A equipe de Segurança do Trabalho do IFRS atua na prevenção de acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais, emite e divulga documentos técnicos como laudos, relatórios e manuais de procedimentos, realiza perícias e fiscalizações, cria políticas de saúde e segurança do trabalho, orienta quanto ao uso recomendado ou obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual, desenvolve ações relacionadas à Segurança do Trabalho.

 

Equipe Técnica

Pedro Paulo Pereira – Técnico em Segurança do Trabalho

[email protected]

EPI

Este Manual foi elaborado para implantar normas internas sobre os Equipamentos de Proteção Individual com o objetivo principal de orientar todos os servidores do IFRS quanto ao uso recomendado ou obrigatório, conscientizando-os sobre sua importância no ambiente de trabalho.

Manual de Recomendações do Uso de EPI por Atividades

 

A ficha de controle de EPI foi criada para atender o disposto na NR-6, a qual estabelece que todas instituições têm a responsabilidade de registrar o fornecimento de EPI ao servidor, podendo adotar livros, fichas ou sistemas eletrônicos.

Ficha de Controle de Entrega de EPI

 

Adicional de Insalubridade

É concedida ao servidor que trabalhe em local insalubre de forma permanente ou habitual e que esteja exposto a agentes físicos, químicos ou biológicos que possam causar danos à saúde. Leia mais no Manual de Fluxos.

Formulário de Solicitação de Insalubridade

Modelo de Portaria de Concessão de Insalubridade

 

Comunicação de Acidente de Trabalho no Serviço Público

Quando ocorrer acidente de trabalho com ou sem lesão com servidores do quadro efetivo, deverá ser preenchido a CAT/SP e o FAIS. Em seguida, encaminha-se o processo para a perícia médica oficial (SIASS). Leia mais no Manual de Fluxos.

Comunicação de Acidente em Serviço – CAT/SP

Formulário de Acidente e Incidente em Serviço – FAIS

 

 

Última atualização em 06/10/2023

Fim do conteúdo