Início do conteúdo

SISTEC, EDUCACENSO, CENSUP e ENADE


O Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) é um sistema eletrônico do Governo Federal, cujo objetivo é promover mecanismos de registro e controle dos dados da educação profissional e tecnológica do país. Trata-se de uma base de dados de instituições de ensino que ofertam cursos de todos os níveis, infantil, fundamental, médio, formação inicial e continuada (FIC), técnico de nível médio, graduações e pós-graduações, bem como dados referentes aos alunos desses níveis de ensino.

Todas as unidades de ensino do país, credenciadas para ofertar cursos técnicos de nível médio, devem se cadastrar no SISTEC, independentemente do seu sistema de ensino (federal, estadual ou municipal), nível de autonomia e categoria administrativa (pública ou privada, incluindo aquelas referidas no Art. 240 da Constituição Federal de 1988). No que tange aos cursos técnicos de nível médio, o SISTEC também é um importante instrumento para atestar a validade nacional dos diplomas desse nível de ensino.

Fonte: Manual do SISTEC para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

http://sistec.mec.gov.br


O EDUCACENSO é o Censo da Educação Básica. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. A partir dos dados do EDUCACENSO, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

Fonte: Portal MEC.

http://censobasico.inep.gov.br


O CENSUP é o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O instrumento reúne informações sobre as instituições de Ensino Superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Fonte: Portal Inep.

https://censosuperior.inep.gov.br/censosuperior/


O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

Fonte: Portal Inep.

http://enade.inep.gov.br


Mais informações: PRODI – Avaliação Institucional

Última atualização em 04/03/2024

Fim do conteúdo