Início do conteúdo

Estágio não Obrigatório


Direitos do estagiário:

Para maiores informações consulte a Lei de estágios – LEI Nº 11.788

 

Remuneração e Vale-transporte: É direito do estagiário receber uma bolsa ou outra forma de contraprestação e o vale transporte. Os valores não determinados pela lei.

Seguro contra acidentes pessoais: É dever da empresa contratar um seguro que deverá cobrir acidentes pessoais, morte ou invalidez permanente durante a vigência do Termo de Compromisso.

Férias: É direito do estagiário (a) um recesso de 30 dias remunerados, a cada 12 meses trabalhados ou férias proporcionais, no caso de estágio com duração inferior a um ano. O estudante exercerá esse direito, preferencialmente, durante as férias escolares.

Carga Horária: Não pode ultrapassar 6h diárias ou 30h semanais. Deve ser reduzida pela metade em época de provas. O estágio não pode acontecer após às 22h.

Duração: O contrato de estágio com uma mesma empresa não pode ultrapassar 2 anos.

 

Fluxo para Solicitação de Estágio Não-Obrigatório

 

Estágios não obrigatórios através de Agentes de Integração com acordo de Cooperação

Atestados de Matrícula devem ser solicitados a Coordenadoria de Registros Escolares

➡ Importante: Se o agente não for conveniado com o IFRS, não poderemos assinar a documentação. Nesse caso o Agente deverá fazer a solicitação de convênio. As informações necessárias para isso estão disponíveis na página Agente de Integração do nosso site.

A maioria dos Agentes possuem um sistema de assinatura virtual. Nesses casos, o aluno deve aguardar o aviso de que todas as assinaturas foram realizadas. Não há necessidade de informar ao Campus.

Para coletar assinatura nas documentações físicas de agentes de integração envie o documento completo (todas as páginas e em ordem) e já assinado pelo aluno e empresa, no formato PDF em anexo para o e-mail [email protected]

OBS: Não há necessidade da assinatura ser digital. O documento pode ser assinado fisicamente e após digitalizado.

 

Solicitação de estágio não obrigatório quando o Campus é o Agente Integrador:

Se a empresa que lhe ofertou a oportunidade optar por realizar o estágio tendo o Campus Caxias como Agente Integrador, assim que a oportunidade estiver consolidada, acesse o link do formulário on-line de Solicitação de Estágios.

Você deverá preencher o formulário on-line com todas as informações necessárias. A resposta dará origem ao Termo de Compromisso de Estágio, que será enviado para o e-mail para busca de assinaturas. É preciso ter  bastante atenção ao formulário, preenchendo de acordo com o solicitado. Revise antes de enviar, pois os dados no Termo de Compromisso de estágio dependem dessa solicitação estar correta.

OBS: Nas oportunidades de estágio não obrigatório, o orientador será sempre o Coordenador do Curso.

Acompanhe o seu e-mail institucional. O termo será enviado a você digitalmente por e-mail e você deverá encaminhá-lo para análise e avaliação da unidade concedente e devolver devidamente assinado, também digitalmente.

Manual para Solicitação de Estágios

Nova Cartilha sobre a Lei do Estágio Lei 11.788 


 

Termo aditivo ao termo de compromisso de estagio:

Se necessário, você  deverá entrar em contato com o Setor de Estágios através do e-mail: [email protected], desta forma o setor irá orientá-lo(a) de como proceder.

Última atualização em 18/10/2023

Fim do conteúdo