Início do conteúdo

Estágios


Oportunidades de trabalho e estágio: clique aqui!

Modelo de Currículo (sugestão de modelo)

================================================================================

FLUXO PARA SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO E APROVEITAMENTO DE ATIVIDADE

 

  • Solicitação de estágio curricular obrigatório e não obrigatório:

1) Converse com a sua família: neste momento de pandemia, é imprescindível que a decisão de realizar as atividades seja tomada considerando os riscos a você e a quem vive com você, bem como os cuidados necessários para a prevenção da COVID-19. Se vocês decidirem pela realização do estágio, siga os próximos passos;

2) A procura por oportunidades para realização do estágio faz parte do processo de formação do estudante, bem como da construção da sua autonomia como futuro profissional. Assim os estudantes são incentivados a buscarem oportunidades junto às empresas da região que ofereçam possibilidade da prática profissional exigida pelo curso.

O IFRS dispõe do Mural de Oportunidades, que é uma ferramenta de busca de bolsas, estágios e vagas de emprego nas regiões dos campi do Instituto. O setor de Estágios publica sistematicamente novas oportunidades no Mural. 

3) Escolha o(a) professor(a) orientador(a): converse com ele(a), certificando-se de que ele(a) concorda em orientar o seu estágio, na empresa e no período definido. Durante o período em que as atividades letivas presenciais estiverem suspensas, a orientação se dará de forma remota. Nas oportunidades de estágio não obrigatório, o orientador será sempre o Coordenador do Curso;

4) Assim que tiver uma oportunidade de estágios consolidada e um professor orientador definido, você  deverá acessar o link do formulário on-line de Solicitação de Estágios.

5) Você deverá preencher o formulário on-line com todas as informações necessárias. A resposta dará origem ao Termo de Compromisso de Estágio, que será enviado para o e-mail para busca de assinaturas; É preciso ter  bastante atenção ao formulário, preenchendo de acordo com o solicitado. Revise antes de enviar, pois os dados no Termo de Compromisso de estágio dependem dessa solicitação estar correta.

6) Acompanhe o seu e-mail institucional. O termo será enviado a você digitalmente por e-mail e você deverá encaminhá-lo para análise e avaliação da unidade concedente e devolver devidamente assinado, também digitalmente.

7) Uma vez assinado o documento por todas as partes, o mesmo será encaminhado por e-mail ao estudante e empresa.

8) Para os Estágios Obrigatórios é necessária a entrega da Declaração de Final de Estágio, quando o estagiário concluir a carga horária exigida para o curso. Para solicitar, entre em contato com o Setor de Estágios através do e-mail: estagios@caxias.ifrs.edu.br , desta forma o setor irá orientá-lo(a) de como proceder.

 

  • Termo aditivo ao termo de compromisso de estagio –  Se necessário, você  deverá entrar em contato com o Setor de Estágios através do e-mail: estagios@caxias.ifrs.edu.br , desta forma o setor irá orientá-lo(a) de como proceder.

 

  • Solicitação de equivalência/aproveitamento de atividade

Estudantes que trabalham na área do curso ou são bolsistas de Ensino, Pesquisa ou Extensão em projetos relacionados com o seu curso, ou ainda, realizam estágio não obrigatório cujas as atividades desenvolvidas se relacionem com o seu curso, podem requerer a substituição de parte ou de toda a carga horária do estágio pela equivalência das atividades.

Para isso, o aluno deve acessar o link do formulário on-line de Aproveitamento de Horas

No caso do aproveitamento, serão exigidos alguns documentos comprobatórios e que são diferentes, dependendo da situação de aproveitamento.

A documentação será enviada à Coordenação do Curso para avaliação e deferimento. O aproveitamento das atividades não desobriga o(a) discente de realizar e apresentar o Relatório de Estágio, para fins de avaliação de disciplina. 

================================================================================

Manual de Fluxo do Setor de Estágios

Manual Manual de como Preencher o Formulário de Estágios Obrigatório/Não Obrigatório

Manual de como Preencher o Formulário de Aproveitamento de Horas

=============================================================================

Dúvidas frequentes

================================================================================

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS, PROEJA, TÉCNICOS SUBSEQUENTES, SUPERIORES DE TECNOLOGIA E ENGENHARIAS DO CAMPUS CAXIAS DO SUL – ( Aprovado no Conselho de Campus, conforme Resolução nº 15 de 09 de julho de 2018 )

Links legislação:

– Lei 11.788, de 25/09/2008 (publicada no DOU em 26/09/2008): Dispõe sobre o estágio de estudantes – Clique aqui.

– Orientação Normativa nº 04, de 04 de julho de 2014 (publicada no DOU em 08/07/2014): Estabelece orientações sobre aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional – Clique aqui.

Instrução Normativa PROEX/PROEN/DGP IFRS nº 001, de 5 de maio de 2020: Regulamenta as diretrizes e procedimentos para organização e realização de estágio obrigatório e não obrigatório dos estudantes do IFRS, assim como a atuação do IFRS como instituição concedente de estágio.

================================================================================

FLUXO GERAL PARA ENTREGA E APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM PESQUISA – 2021    –   INSCREVA-SE AQUI

Formulário de Apresentação de Estágio – Cursos Técnicos

MODELO de Relatório de Estágio Curricular Obrigatório (Editável) – ESTÁGIO EM EMPRESA

MODELO de Relatório de Estágio Curricular Obrigatório (Editável) – ESTÁGIO EM PESQUISA

ANEXO A – Relatório de Estágio Curricular Obrigatório (.pdf)

ANEXO B – Relatório de Estágio Curricular Obrigatório(.pdf)

Ficha de Avaliação pelo Orientador (2021) – ESTÁGIO EM EMPRESA

Ficha de Avaliação pelo Orientador (2021) – ESTÁGIO EM PESQUISA

Ficha de Avaliação da Comissão Examinadora – AVALIADORES (Editável)

Ficha de Avaliação da Comissão Examinadora – AVALIADORES(.pdf)

Ficha de Avaliação da Comissão Examinadora – ORIENTADOR(A) (Editável)

Ficha de Avaliação da Comissão Examinadora – ORIENTADOR(A) (.pdf)

Modelo de Ata de Apresentação de Estágio

Banco de Avaliadores de Estágio Curricular Obrigatório do EMI

================================================================================

 

Última atualização em 24/09/2021

Fim do conteúdo