Início do conteúdo

Estágios


Olá!

Bem vindo a página do Setor de Estágios do IFRS Campus Caxias do Sul!

Navegue entre os banners para acessar as informações.

 

 

Apresentação

O Setor de Estágios é responsável por prover os meios necessários ao desenvolvimento do Estágio, assessorando através de informações, formulários e documentos.

 ➡ Importante: O Setor de Estágios não procura por oportunidades de estágios, não faz lista de empresas, não recebe ou encaminha currículos e não faz intermediação de valores ou horários.

 

Segundo o Regulamento de Estágios do Campus, compete ao Setor de Estágios:

I – Acompanhar o cumprimento deste regulamento;
II – Divulgar as oportunidades de estágios;
III – Fornecer a documentação necessária à efetivação do estágio;
IV – Celebrar convênios com as empresas concedentes de estágios;
V – Orientar ao aluno sobre o seguro de acidentes pessoais em favor do estagiário quando a
empresa não o fizer;
VI – Atuar, como interveniente, no ato da celebração do “Termo de Compromisso” entre a
empresa e o estagiário;
VII – Fornecer ao estagiário informações sobre os aspectos legais e administrativos a respeito
das atividades de estágio.

 

Definições

Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido num ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam frequentando o ensino regular em instituições de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, de educação especial, dos anos finais do ensino fundamental e na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, devendo ser coerente com o perfil profissional e propiciar a complementação do processo de ensino e de aprendizagem.

Os objetivos do estágio constituem em integrar o discente no mundo do trabalho, permitindo que ele possa ter contato com a realidade do mercado de trabalho e realizar atividades relacionadas aos conteúdos apresentados durante o curso, inserindo-o na prática diária e complementado a sua formação e aprendizagem em situações reais de vida e trabalho e caracteriza-se como aspecto importante na formação profissional.

 


 

Índice

Estágio Curricular Obrigatório – é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

Estágio Curricular Não obrigatório – é aquele desenvolvido como atividade opcional. Ou seja, pode acontecer livremente e não faz parte da carga horária obrigatória do curso. A modalidade é um complemento da formação, mas o estudante pode escolher se o realiza ou não.

Aproveitamento/Equivalência – Quando o aluno trabalha na área do curso ou é bolsista de Ensino, Pesquisa ou Extensão em projeto, ou ainda, faz um estágio não obrigatório, cuja as atividades estejam relacionadas com o curso, pode requerer a substituição de parte ou de toda a carga horária do estágio pela equivalência das atividades.

Mural de Oportunidades, que é uma ferramenta de busca de bolsas, estágios e vagas de emprego nas regiões dos campi do Instituto. O setor de Estágios publica sistematicamente novas oportunidades no Mural.

Agente de Integração são parceiros do IFRS que oferecem oportunidades de estágios aos nossos alunos.

Legislação é onde você encontra  os documentos que norteiam os estágios.

 


Informações:

Manual sobre Fluxos e Procedimentos do Setor de Estágios

Nova Cartilha sobre a Lei do Estágio Lei 11.788

Dúvidas frequentes – Perguntas e respostas

Contato de Empresas e Instituições

Última atualização em 18/10/2023

Fim do conteúdo