Guias e documentos

Todos os documentos citados abaixo podem ser acessados clicando em seus respectivos ícones.

Política de Comunicação do IFRS foi elaborada a partir de um processo democrático, permitindo que a comunidade acompanhasse o desenvolvimento e participasse de cada uma das etapas. A partir de reuniões do Grupo de Trabalho (GT) da Política de Comunicação com o consultor externo Wilson da Costa Bueno e com a participação de servidores de outros setores – conforme os temas da Política em pauta -, foram definidos os princípios e as diretrizes que norteiam o documento. Essas definições foram compartilhadas com a comunidade e todos foram convidados a contribuir. Após quase dois anos de  intenso trabalho coletivo, a aprovação do documento ocorreu em reunião do Conselho Superior (Consup) da Instituição em 18 de agosto de 2015.

Como elaborar um documento oficial? Como escrever de forma mais clara e correta? Como manter boas relações institucionais? Dicas sobre esses temas que fazem parte do dia a dia no Instituto estão reunidas no Guia de Boas Práticas do IFRS.

O Manual de Identidade Institucional do IFRS tem como objetivo a padronização dos materiais de expediente é de grande importância para o fortalecimento da marca e deve estar de acordo com a legislação pertinente.

A fim de facilitar o acompanhamento do processo de comunicação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) junto aos públicos, o setor de Comunicação mantém um cadastro dos canais vinculados ao IFRS. Se você é servidor ou aluno e gerencia ou pretende criar um canal de comunicação que tenha vinculação com o Instituto (como uma página ou perfil em rede social, um site na internet, um boletim enviado por e-mail etc), deve preencher o Formulário para cadastro de canais de comunicação vinculados ao IFRS.

Cartilha de Orientações para canais de comunicação vinculados ao IFRS, elaborada pelo Setor de Comunicação, contém procedimentos básicos a serem seguidos por servidores ou alunos que gerenciam ou pretendem criar um canal de comunicação que tenha vinculação com o Instituto (como uma página ou perfil em rede social, um site na internet, um boletim enviado por e-mail etc). Qualquer dúvida, contate o setor de Comunicação de sua unidade.

Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal tem como objetivo orientar e normatizar a aplicação da Marca IF em projetos gráficos.

Publicado em setembro de 2015.

O Manual de Formatação de Carimbos tem como finalidade a padronização do layout dos carimbos do IFRS, com base o Manual de Uso da Marca dos Institutos Federais.

Publicado em junho de 2015.

Manual de Uso da Marca do Governo Federal tem como objetivo orientar a aplicação da Marca em projetos gráficos.

Publicado em janeiro de 2023.

O Manual de Redação da Presidência da República tem como objetivo orientar o poder público na redação de documentações oficiais.

Publicado em novembro de 2018.

A Cartilha de Redação Web fornece recomendações de boas práticas na área digital, com o objetivo de aprimorar a comunicação, o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

Publicado em abril de 2010

A segunda edição do Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem o objetivo de aprimorar o planejamento, a organização e a participação em eventos por parte dos integrantes da Rede.

Publicada em julho de 2017.

Última atualização em 18/05/2023