Conheça os e-books lançados pelos programas de Bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Banner com a frase: Ensino - Desafios de ensino em tempos de pandemia é tema de e-books gratuitos.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o  Programa de Residência Pedagógica (PRP) do IFRS,  realizados junto aos cursos de licenciatura da instituição, lançaram os e-books: “Desafios do ensino em tempos de pandemia: um olhar sobre a prática (de iniciação) docente no Pibid IFRS” e “Percepções sobre a formação de professores no contexto pandêmico: Desafios e perspectivas da atividade docente na Residência Pedagógica do IFRS”.

As publicações, que têm acesso e download gratuitos, apresentam experiências dos programas no período de 2020 a 2022. Nos textos, são enfatizados desafios da prática e formação docente em tempos de pandemia, e há relatos de bolsistas e professores participantes.

Sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

O Pibid incentiva os estudantes que estão cursando a primeira metade do curso de licenciatura a ter contato com escolas públicas de educação básica e, assim, vivenciar o contexto prático de aprendizagem. Neste ano de 2022, o IFRS foi  contemplado pela sexta vez com bolsas: três bolsas de coordenação de área, nove  de supervisão e 72 de iniciação à docência. A proposta submetida ao Edital Capes nº 23/2022 contemplou as áreas de Biologia, Ciências da Natureza, Letras, Matemática, Pedagogia e Química dos campi  Bento Gonçalves, Canoas, Farroupilha, Feliz, Porto Alegre, Restinga e Vacaria.

Sobre Programa Residência Pedagógica – PRP

O PRP visa melhorar a formação prática nos cursos de licenciatura por meio de imersão do estudante, a partir da segunda metade do curso, em escolas de educação básica. Na edição de 2022, a instituição foi contemplada pela terceira vez com bolsas, recebendo: 60 bolsas para estudantes, 12 para professores da educação básica e quatro para docentes orientadores.  A proposta submetida ao Edital Capes nº 24/2022  contemplou as áreas  de Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia dos campi Bento Gonçalves, Canoas, Farroupilha, Feliz,  Osório, Porto Alegre, Restinga e Sertão.

As atividades de ambos os programas em 2022 tiveram início em 17 de outubro e terão continuidade durante 2023.

→ Acesse o site do PIBID do IFRS para saber mais sobre as atividades realizadas pelo programa.

Conheça mais sobre edições anteriores na notícia IFRS inicia as atividades dos Programas de Residência Pedagógica e de bolsas de Iniciação à Docência