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Confira o que foi pauta no segundo dia do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS


Nesta quarta-feira, 8 de dezembro de 2021, o 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS teve programação intensa no palco e nas salas de apresentações de trabalhos da plataforma virtual. Os estudantes inscritos no 10º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); no 6º Seminário de Pós-Graduação e na Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT) apresentaram projetos neste segundo dia de evento. As atividades ocorreram das 8h30min até 20h.

Em formato totalmente on-line, o 6º Salão teve início na terça, dia 7, e termina nesta quinta-feira, dia 9. São apresentados no total 400 projetos de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos nos 17 campi do IFRS. As apresentações ocorrem em formato de vídeos, seguidas por debates e reflexões nas salas virtuais. Além do Sict, da MIT e do Seminário de Pós-Graduação, também integram o Salão o 9º Seminário de Extensão (Semex); o 8º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); o 6º Seminário de Internacionalização;  a Sessão de Indissociabilidade; e o Concurso Literário.

Integração e aprendizados

A integração entre estudantes e servidores dos diferentes campi é um dos pontos positivos do evento, na opinião do estudante Giovani Gasparin, do Campus Veranópolis: “É a primeira vez que participo. Anteriormente, participei da Mepe (evento do Campus Veranópolis) e também achei muito positivo. Todos os trabalhos são interessantes, assim, podemos conhecer mais sobre o que está sendo feito e desenvolvido em todos os diferentes campi. Também é muito bom poder participar de um evento que envolve toda a comunidade acadêmica e reúne variadas ideias”.

Além das sessões de trabalhos, os participantes puderam assistir a palestras e painéis, e buscar dicas de atividades para as crianças da casa no Espaço Kids virtual, que tem indicações de livros, brincadeiras, músicas, contação de histórias, entre outros. Confira um pouco das atividades que fizeram parte da programação do segundo dia:

Iniciação Científica e Tecnológica para uma formação cidadã

Uma formação consciente, em que o estudante perceba sua importância transformadora para com a sociedade, foi o assunto abordado na primeira atividade do palco do 6º Salão nesta quarta-feira. Na palestra “Iniciação Científica e Tecnológica para uma formação cidadã”, Ana Paula Palheta Santana, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Pará (IFPA), destacou que a universidade e a ciência têm de se preocupar em dialogar com a realidade social.

Ela citou um trecho do livro “Pedagogia da Tolerância”, de Paulo Freire, para destacar a formação científica e tecnológica como fenômeno social da cidadania “Às vezes penso que se fala de cidadania como algo muito abstrato… É preciso deixar claro que cidadania é uma produção, uma criação política”. 

A palestrante destacou também os quatro pilares da Unesco: Saber conhecer, saber fazer, saber ser e saber conviver. E finalizou: “a formação cidadã tem a preocupação com o coletivo. Nossa vida em sociedade só é possível quando nossos consensos são precisos, com respeito, tolerância, capacidade de ouvir. Consenso esse pautado em convivência com as diversidades culturais e sociais”. A atividade foi mediada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Eduardo Girotto.

A ciência a serviço da sociedade 

A importância da ciência e a necessidade de ela trabalhar a serviço das pessoas mesmo quando é colocada em xeque, como ocorreu no ano de 2020, ano em que o mundo parou diante da pandemia do Covid-19, esteve em pauta no palco do Salão. A professora da Universidade de São Paulo (USP) Roseli de Deus Lopes, coordenadora-geral da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), foi a palestrante da atividade “A ciência a serviço da sociedade” mediada pela pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS,  Marilia Bonzanini Bossle

“Precisamos de um país que se desenvolva não só economicamente, mas também socialmente, que seja mais igualitário, que tenha mais equidades. Que cada uma das pessoas possa desenvolver o seu potencial e nós, enquanto instituições, devemos trabalhar com a importância da valorização do indivíduo e dos interesses coletivos”, observou.

Lançamento do Livro 10 Anos de Pesquisa no IFRS

O lançamento oficial do livro “10 anos de Pesquisa no IFRS” ocorreu em painel realizado nesta quarta-feira no Salão. A obra foi apresentada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, e contou com a participação do reitor, Júlio Xandro Heck, e da coordenadora de Pesquisa do Campus Canoas, Cimara Valim de Melo. A mediação foi realizada pelo chefe do Setor de Publicações Científicas do IFRS, Gregório Durlo Grisa.

O livro digital apresenta a trajetória e as conquistas da pesquisa da instituição, como a política de bolsas para os estudantes; a política institucional de fomento aos projetos de pesquisa e inovação; a criação de políticas e fomentos para incentivar a produção científica, números e ações realizadas de 2010 a 2020. Leia mais na matéria de apresentação do livro.

Ações da Assessoria de Assuntos Internacionais do IFRS em 2021 e apresentação da Social Women Engineer (SWE)

A Assessoria de Assuntos Internacionais do IFRS, parcerias e acordos de cooperação do IFRS com instituições estrangeiras para mobilidade de estudantes foram apresentados pela assessora de Assuntos Internacionais do IFRS, Viviane Campanhola Bortoluzzi. Na mesma atividade, a embaixadora do IFRS na Society of Women Engineers (SWE), professora Fabiana da Silva, apresentou o programa Society of Women Engineers, que tem por objetivo empoderar mulheres para as carreiras de engenheiras e como líderes. Ela salientou que qualquer pessoa pode se filiar na modalidade amigo da SWE, que oferece uma série de eventos e cursos gratuitos. Quer saber mais?  Veja o texto da assinatura de filiação entre as instituições

Extensão na Internacionalização

O assessor de Relações Internacionais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Gutenberg Albuquerque Filho, ministrou a atividade “Extensão na internacionalização” e destacou o histórico extensionista da rede federal. Salientou também que a internacionalização precisa estar presente na instituição como um todo, chegando a todos os membros da comunidade acadêmica.

Curricularização na Extensão e seus atores

Estudante, professor, pedagoga e membro da comunidade externa compartilharam o palco virtual do Salão para falar sobre diferentes vivências em uma mesma experiência de extensão no currículo. O painel “Curricularização da extensão e seus atores” teve a participação de Marlova Giulliani Garcia, pedagoga na Pró-Reitoria de Extensão do IFFar; Adriano Cavalheiro Marchesan, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos do IFFar; Thais Biassi Parizzi, estudante do curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos do IFFar; e Denise Acorci Minuzzi, diretora da Escola de Educação Infantil Tia Mana.  

“A extensão e o ensino precisam dialogar muito”, sugeriu Marlova, referindo-se ao processo de inclusão da extensão nos currículos dos cursos. Marlova salientou que, além do conhecimento proporcionado em sala de aula, pode ser possibilitado um conhecimento observado, discutido e construído dentro e com a comunidade. 

O painel foi mediado pelas pró-reitoras adjuntas de Extensão, Daiane Toigo Trentin; e de Ensino do IFRS, Larissa Brandelli Bucco.

Conversa com os autores – Concurso Literário 2021

No último painel da noite, foram anunciados os nomes dos estudantes vencedores do Concurso Literário do IFRS (veja abaixo) e logo em seguida houve um bate-papo com os escritores Luisa Geisler e Gustavo Melo Czekster. A atividade foi ministrada pelas professoras Cristina Roig e Denise Vallerius, do Campus Porto Alegre.

Inspirações, modos de escrever e a relação com as obras publicadas estiveram nas falas dos autores convidados para o descontraído bate-papo. “A literatura reprisa muito a vida… Cada história faz parte de um grande conjunto de histórias. Nós somos feitos de histórias”, observou Gustavo. Dificuldades impostas pelos tempos atuais para a literatura no Brasil, como a falta de acesso a bibliotecas e de incentivo, foram lembradas por Luísa.

Vencedores do Concurso Literário 2021:

  • Bruno da Silva Santa Catarina – 1º colocado Conto – estudante do Campus Veranópolis
  • Jeferson Martins dos Santos – 2º colocado Conto – estudante do Campus Porto Alegre
  • Vitória Allmer Rehbein – 3º colocada Conto – estudante do Campus Osório
  • Gustavo Daniel Ranft – 1º colocado Crônica – estudante do Campus Rolante
  • Eduarda Portella Gallina – 2º colocada Crônica – estudante do Campus Farroupilha
  • Pedro Demarco Gomes – 3º colocado Crônica – estudante do Campus Rio Grande
  • Marcius Andrei Ullmann – 1º colocado Haikai – estudante do Campus Feliz
  • Melissa Silveira Paz – 2º colocada Haikai – estudante do Campus Canoas
  • Amanda Souza dos Santos – 3º colocada Haikai – estudante do Campus Osório
  • Gustavo Daniel Ranft – 1º colocado Poema – estudante do Campus Rolante
  • Nicole Mezadri – 2º colocada Poema – estudante do Campus Bento Gonçalves
  • Marcius Andrei Ullmann – 3º colocado Poema – estudante do Campus Feliz

Sobre o Salão

Após o Salão, a gravação das palestras, painéis e atividades culturais  serão disponibilizadas no canal IFRS-Oficial do YouTube

Para saber mais sobre o 6º Salão, acesse o hotsite, confira a programação completa e leia também:

 

Confira imagens do segundo dia do 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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