Confira como foram as atividades no primeiro dia de Salão do IFRS 2018

O primeiro dia de 3º Salão do IFRS reuniu diversas atividades, como seminários e mostras técnicas, científicas e culturais.

Seminário de Internacionalização

Com o objetivo de desmistificar aspectos da internacionalização, estudantes e servidores do IFRS que tiveram experiências em instituições de ensino de outros países contaram suas histórias no Seminário de Internacionalização, na tarde desta sexta-feira, dia 23. A atividade foi aberta pela assessora de Assuntos Internacionais, Priscila Vidor. Ela apresentou depoimentos em vídeos enviados por alunos do IFRS que atualmente estão cursando disciplinas em instituições estrangeiras. Depois, foram realizados depoimentos presenciais de Luan Kunzler, aluno do Campus Farroupilha; Manuela Poletti, professora do Campus Caxias do Sul; Tulio Nascimento, estudante do Campus Caxias do Sul; e Adriana Storti, servidora do Campus Erechim. Segundo eles, mais do que ótimas experiências acadêmicas e profissionais, a mobilidade internacional permite um crescimento pessoal.

Mostra das Nações

Curiosidades, histórias, objetos característicos, livros, costumes…. Especificidades de diferentes países foram apresentadas na Mostra das Nações nesta sexta-feira, dia 23. Participaram estudantes de oito diferentes localidades: Irã, França, Alemanha, Indonésia, Tailândia, Malásia, Japão e Noruega. Eles fazem intercâmbio no Rio Grande do Sul por meio da AFS Intercultura Brasil, instituição conveniada ao IFRS.

Política de Segurança Alimentar

Durante o primeiro dia do salão, foi entregue ao reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, a minuta da Política de Segurança Alimentar da instituição. A nutricionista do IFRS, Adriana Machado, explica que ela foi construída por representantes de diferentes campi, os quais compõem a Comissão de Agroecologia, Segurança Alimentar Sustentável, Educação e Meio Ambiente do IFRS. O documento foi entregue pelo aluno de Agronomia do Campus Bento Gonçalves Jorge Junior Mariani. Na mesma oportunidade, ocorreu o laçamento do livro Vozes da Agricultura Ecológica, de Laércio Meirelles, o qual conta a história de famílias de agricultores gaúchos, entre eles a do estudante Jorge Mariani, produtora de uva orgânica no Vale dos Vinhedos.

Mostra Baja

A Mostra Baja, um dos eventos paralelos do 3º Salão do IFRS, está expondo veículos projetados por estudantes e professores de cursos de Engenharia de campi do Instituto e que este ano receberam destaque em competições nacionais. Entre eles está um veículo desenvolvido no Campus Erechim que percorreu 424,9 quilômetros com apenas um litro de combustível, conquistando o primeiro lugar na Shell Eco-marathon, no Rio de Janeiro, em outubro, e recebendo o título de veículo mais eficiente do país.

Estudantes são desafiados a propor soluções para problemas reais

Outra atividade que integra a programação é o I Desafio Criativo, o qual provoca estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio a propor solução para problemas reais, com a aplicação de conhecimentos adquiridos nos diversos componentes curriculares dos cursos.

Nesta primeira edição, o tema é “Criatividade no Desenvolvimento de Recursos de Tecnologia Assistiva” e os participantes precisam apresentar soluções para dificuldades enfrentadas no cotidiano por pessoas com deficiência e/ou outras necessidades específicas.

O Desafio teve início nesta quarta-feira, 21 de novembro, no Campus Porto Alegre, e seguirá até este sábado, dia 24, ocorrendo no Campus Bento Gonçalves na sexta-feira e no sábado.

Cápsula do Tempo do IFRS

O Espaço IFRS 10 anos foi montado na Cooperativa do Campus Bento. No local, os participantes do evento depositam mensagens, desejos e expectativas para o IFRS nos próximos dez anos. Todos os bilhetes são colocados em um recipiente que será lacrado e aberto no ano de 2028. A iniciativa visa celebrar os 10 anos de criação do IFRS e dos outros 37 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia existentes no Brasil, que serão completados no dia 29 de dezembro de 2018.