Início do conteúdo

3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino começa nesta sexta-feira reunindo dez eventos


Serão dois dias intensos de apresentações e intercâmbios de pesquisas, ações ensino, extensão, inovação, arte, cultura…. Aproximadamente 900 estudantes e servidores dos 17 campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estarão reunidos no Campus Bento Gonçalves nesta sexta-feira e no sábado, dias 23 e 24 de novembro de 2018. Eles participam do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto, que chega à terceira edição congregando dez diferentes eventos e abordando o tema central “Mulheres na Ciência”.

Integram o 3º Salão o 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), 6º Seminário de Extensão (Semex), 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept), 3º Seminário de Pós-graduação, 3º Seminário de Internacionalização, Mostra de Inovação e Tecnologias, Mostra de Arte e Cultura, Desafio Criativo, Mostra Baja e Espaço 10 Anos IFRS.

A programação terá início às 9h30min desta sexta-feira, 23 de novembro, com uma apresentação cultural seguida da cerimônia de abertura. Na ocasião, haverá uma homenagem à Jovem Cientista 2018, categoria Ensino Médio, que é estudante do Campus Osório do IFRS: Juliana Davoglio Estradioto, e à sua orientadora, professora Flávia Santos Twardowski Pinto. A aluna utilizou a casca do maracujá para produzir um protótipo de plástico para armazenar mudas de plantas. O material é biodegradável, podendo ser enterrado junto com a muda. A premiação como Jovem Cientista, divulgada no final do mês de outubro, ganhou repercussão em todo o Brasil. A pesquisa de Juliana foi premiada também em eventos nacionais e internacionais, como Intel ISEF (2017)Genius Olympiad (2018) e Mostratec (2018).

Veículo mais eficiente do país em 2018 foi produzido por estudantes do IFRS e estará na Mostra Baja

A Mostra Baja, um dos eventos paralelos do 3º Salão do IFRS, vai expor veículos projetados por estudantes e professores de cursos de Engenharia de campi do Instituto e que este ano receberam destaque em competições nacionais. Entre eles está um veículo desenvolvido no Campus Erechim que percorreu 424,9 quilômetros com apenas um litro de combustível, conquistando o primeiro lugar na Shell Eco-marathon, no Rio de Janeiro, em outubro, e recebendo o título de veículo mais eficiente do país.

 

Estudantes são desafiados a propor soluções para problemas reais

Outra atividade que integra a programação é o I Desafio Criativo. A atividade provoca estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio a propor solução para problemas reais, com a aplicação de conhecimentos adquiridos nos diversos componentes curriculares dos cursos.

Nesta primeira edição, o tema é “Criatividade no Desenvolvimento de Recursos de Tecnologia Assistiva” e os participantes precisam apresentar soluções para dificuldades enfrentadas no cotidiano por pessoas com deficiência e/ou outras necessidades específicas.

O Desafio teve início nesta quarta-feira, 21 de novembro, no Campus Porto Alegre, e seguirá até sábado, dia 24, ocorrendo no Campus Bento Gonçalves na sexta-feira e no sábado.

Cápsula do Tempo do IFRS

            Ocorrerá também no Campus Bento Gonçalves durante o 3º Salão o Espaço IFRS 10 anos. Os participantes do evento serão convidados a escreverem mensagens, desejos e expectativas para o IFRS nos próximos dez anos. Todos os bilhetes serão colocados em um recipiente para serem abertos no ano de 2028. A iniciativa visa celebrar os 10 anos de criação do IFRS e dos outros 37 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia existentes no Brasil, que serão completados no dia 29 de dezembro de 2018.

 

Confira a programação e saiba mais no site do 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS.

 

Leia também

Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino reunirá 900 estudantes e servidores

 Estudantes do IFRS são desafiados a propor soluções para problemas reais de tecnologia assistiva

Fim do conteúdo